5 passos para resgatar valores a receber do Banco Central – Acompanhe o procedimento e saiba se tem e como resgatar o dinheiro esquecido.
Em janeiro de 2022, o Banco Central lançou um site para consultar valores de dinheiro esquecido nas contas bancárias pelos correntistas – pessoa física ou jurídica.
Um novo site foi disponibilizado em 14 de fevereiro, após o primeiro sair do ar por não ter suportado o grande número de acessos.
É uma boa surpresa descobrir que tem um dinheiro que não se tinha conhecimento, não é mesmo? Segundo o Banco Central, existiam R$ 8 bilhões esquecidos antes do início dos resgates.
Acompanhe para saber como resgatar valores a receber do Banco Central:
1. Acesse valoresareceber.bcb.gov.br
2. Digite CPF e data de nascimento se for pessoa física / CNPJ e data de abertura da empresa, se for pessoa jurídica (se não souber a data de abertura consulte aqui)
3.Caso tenha valores a receber, preste atenção na data informada. O agendamento será conforme o ano de nascimento ou abertura da empresa.
Data de nascimento ou
abertura empresa |
Período de agendamento
(consulta e resgate) |
Data de repescagem
(se perder a data agendada) |
Antes de 1968 | 7 a 11/3 | 12/3 |
1968 a 1983 | 14 a 18/3 | 19/3 |
Após 1983 | 21 a 25/3 | 26/3 |
Fonte: Banco Central
4. Faça seu cadastro no site www.gov.br ou no aplicativo para smartphone Android ou IOS. São três categorias de cadastro (bronze, prata e ouro), classificadas conforme os critérios de segurança preenchidos. Para fazer o resgate, é necessário que seja prata ou ouro.
5. Volte ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados do agendamento. Acesse o sistema com o login e senha criado em Gov.br e conclua o resgate.
Conforme informações divulgadas pelo Banco Central, o resgate dos valores a receber poderá ser feito de duas maneiras:
1. Por Pix e para a instituição financeira informados pelo usuário;
2. Ou o usuário informará seus dados de contato no sistema para que a instituição financeira informe o meio de pagamento e transferência.
Se o beneficiário perder a data de agendamento ou de repescagem, ainda é possível consultar e resgatar após o dia 28 de março de 2022.
Também, caso não faça a consulta ou o resgate nos períodos disponibilizados, o beneficiário não perde o direito de resgatar os valores a receber do Banco Central. Poderá fazê-lo em outro momento e a quantia ficará mantida nas instituições financeiras, disponível para quando fizer a solicitação.
Não caia em golpe!
O único site para consultar e resgatar valores a receber do Banco Central é o valoresareceber.bcb.gov.br
Ninguém vai entrar em contato para tratar de valores a receber, nem enviará link ou mensagem. Nunca.
O serviço é gratuito. Não pague ninguém para tratar disso por você.
Só há uma hipótese em que é possível contatar o usuário:
– Apenas depois de ter acessado o sistema, se o usuário solicitou resgate e não informou uma chave Pix, a instituição financeira informada pelo usuário, entrará em contato para concluir a transferência.
Atenção: ninguém solicitará seus dados pessoais ou senha. Nunca informe.
O procedimento é bem simples para pessoa física e jurídica.
Em caso de empresas, pode ser uma tão antiga, cujo dono ou sócios não saibam mais os dados ou em que situação ficou. Saiba que é possível fazer o levantamento ou regularizar em caso de sócios já falecidos ou outras hipóteses.
Para saber mais, o melhor é consultar um advogado de Direito Empresarial.
O Oliveira & Dansiguer é um escritório de advogados localizado em Pinheiros e conta com profissionais especializados em diversas áreas do direito.
Ficou com alguma dúvida? Mande uma mensagem para a gente!
Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!
Veja também
Empréstimo Consignado Abusivo – Fique Atento!
Bitcoin: o que o direito tem a dizer?
Entre em contato agora mesmo por meio do telefone ou preencha o formulário abaixo informando os detalhes do seu caso que entraremos em contato contigo o mais rápido possível.