Atraso na entrega das obras: Contrato rescindido

O Juiz de Direito Alexandre Miura Iura, da 2ª vara Cível de Praia Grande/SP,  decidiu que a responsabilidade pelo não cumprimento do contrato é da construtora, sendo cabível a restituição dos valores investidos pela autora da ação.

Atraso na entrega das obras: Contrato rescindido
Atraso na entrega das obras: Contrato rescindido

De acordo com os autos, a autora da ação alegou ter firmado um contrato de compra e venda de imóvel com multipropriedade junto à construtora, após acordado a venda das propriedades, a construtora atrasou as obras e não entregou as chaves, com isso, a cliente buscou rescindir o contrato e solicitar a devolução dos valores pagos.

No entanto, a construtora reteve de forma abusiva os valores pagos pela autora, mencionando uma previsão de 180 dias úteis de tolerância para atrasos, considerada abusiva por ela. Dessa forma, ajuizou ação buscando a condenação da construtora à restituição integral, com a declaração da rescisão contratual.

Em sua defesa, a construtora alegou ter enfrentado dificuldades na construção devido à pandemia da Covid-19. Além disso, argumentou pela regularidade da previsão da cláusula de 180 dias úteis de tolerância.

Ao analisar o processo, o magistrado não reconheceu relação entre a pandemia e o atraso na obra, contestando a validade do prazo de tolerância de “180 dias úteis”, conforme argumentado pela construtora.

O magistrado destacou ainda que apesar da alegação da empresa quanto à entrega do empreendimento, esta não comprovou efetivamente a entrega das chaves.

“Assim, não há que se falar em direito de retenção de sua parte, vide teor da Súmula 543 do STJ.”, relatou o Juiz de Direito, Alexandre Miura Iura.

Com isso, o magistrado considerou cabível o acolhimento integral do pedido da compradora, deferindo a rescisão contratual por culpa da construtora e condenando a empresa à restituição integral, de forma simples e em uma única parcela, dos valores já pagos pela autora.

 Processo: 1015139-67.2021.8.26.0477

No artigo “Imóveis comerciais: Direitos e deveres dos envolvidos na obra” falamos sobre os direitos e deveres dos profissionais na construção de imóveis, clique aqui e veja.

Para saber mais ou se você tem dúvidas, contamos com um escritório de advogados em Pinheiros e um escritório de advogados em Alphaville. Nossa equipe é composta por advogados especializados em diversas áreas do Direito, trazendo uma abordagem multidisciplinar para cada caso, dentre elas o Direito Imobiliário e Direito Empresarial, contando com advogado especialista em Incorporação Imobiliária e advogado para Construção Civil.