As Diferenças entre Alvenaria Estrutural e Convencional

Quando se fala em alvenaria, é importante perceber que existem diferenças entre alvenaria estrutural e convencional.

Tendo em vista que cada tipo de alvenaria é indicado para uma demanda construtiva. O que faz com seja possível ter a melhor construção para o imóvel.

Nós trouxemos mais informações e detalhes sobre a alvenaria estrutural e convencional. Confira tudo a seguir e entenda as principais diferenças dos métodos construtivos.

Alvenaria convencional

A alvenaria convencional é caracterizada pela utilização de lajes, pilares e vigas que dão a sustentação para a construção.

Justamente por isso, a alvenaria convencional usa as paredes da casa ou do apartamento apenas com o intuito de delimitar os espaços e vedar.

Atualmente o método mais utilizado para construir casas, edifícios e outros tipos de espaços é justamente a alvenaria convencional.

Uma vez que é um método que permite facilidade de alteração no projeto. Por não usar paredes como parte estrutural do imóvel, a construção tem fácil manutenção e pode ser modificada à medida que os moradores desejam alterar a planta do imóvel.

Vantagens da alvenaria convencional

Ao optar por um imóvel de alvenaria convencional, a construção terá as seguintes vantagens:

  • Fácil manutenção;
  • Possibilidade de realizar alterações durante a construção;
  • Facilidade de alterar a planta mesmo após o imóvel ter sido construído;
  • Existem muitos profissionais qualificados que atuam com este tipo de construção;
  • O projeto se torna criativo e adaptável às demandas.

Desvantagens da alvenaria convencional

Além de apresentar vantagens, a alvenaria convencional também tem alguns pontos que precisam ser considerados, como:

  • É uma construção mais demorada;
  • O custo da construção é maior;
  • É um método construtivo com maior desperdício de materiais.

Portanto, é importante observar todos os aspectos da construção que deseja iniciar, com o intuito de observar qual é o modelo construtivo que melhor se adapta.

Justamente para que seja possível ter um projeto assertivo, que seja capaz de atender sua demanda de uso do ambiente.

Alvenaria estrutural

A alvenaria estrutural, por sua vez, é um modelo que não precisa de vigas ou pilares. Portanto, o método permite que se tenha espaços abertos e amplos, contribuindo para um ambiente mais integrado.

É comum que a alvenaria estrutural seja o método escolhido para construir casas de alto padrão. Uma vez que são as paredes e lajes que oferecem sustentação para a estrutura como um todo.

Um ponto relevante sobre este tipo de construção é que ele praticamente impossibilita mudanças no projeto. Tendo em vista que as mudanças precisam ser muito bem compensadas, para que não comprometam a sustentação do imóvel.

Vantagens da alvenaria estrutural

Ao optar pela alvenaria estrutural, é possível ter uma série de benefícios, como:

  • Construção mais rápida do imóvel;
  • Menor custo;
  • Diminuição da perda de materiais;
  • Maior sustentabilidade.

Todavia, é preciso ter clareza sobre o projeto para que tenha certeza de que aquele imóvel ficará exatamente como o esperado.

Se na execução da obra a pessoa percebe que um cômodo ficou pequeno, não é viável alterar o projeto, justamente por desequilibrar o peso da estrutura.

Desvantagens de alvenaria estrutural

Apesar de ser repleta de benefícios, a alvenaria estrutural também tem algumas desvantagens que precisam ser consideradas, confira:

  • É um método que não permite modificações durante ou após a obra;
  • O projeto tende a seguir um padrão de ambientes integrados e amplos, pouco modificável;
  • Não é um método construtivo que pode ser usado em qualquer projeto.

Portanto, dependendo de qual é o objetivo para o imóvel que está sendo construído, é importante considerar as vantagens e desvantagens de cada método.

De modo que seja possível garantir a escolha de um método construtivo que é o mais adequado para alcançar os objetivos de quem está investindo naquele imóvel.

Escolher o melhor método construtivo é indispensável

Quando se tem clareza sobre os métodos construtivos e decisões tomadas em relação ao imóvel, é possível ter benefícios atrelados à decisão.

Afinal, uma pessoa que gosta de constantemente renovar o layout de sua casa e deseja ter um imóvel próprio para construir mais um quarto no futuro caso tenha filhos, não deve sob hipótese alguma contratar um arquiteto ou engenheiro que faça um projeto de alvenaria estrutural para seu imóvel.

Por isso, na hora de vender um imóvel pronto para um cliente é preciso transmitir informações sobre a construção. Bem como, na hora de contratar arquiteto ou uma construtora, o interessado em construir seu imóvel dos sonhos precisa ter noção de seus objetivos para o imóvel e tomar as decisões mais assertivas.

Justamente para que a construção permita ao interessado aproveitar o imóvel ao máximo, vivenciando todos os sonhos que sempre teve para aquele ambiente.

A escolha de método construtivo é uma decisão importantíssima

Quando a construtora tem um terreno e está fazendo um imóvel para incorporação imobiliária, como ocorre na construção de prédios, por exemplo, o método construtivo é selecionado para viabilizar lucro e atender um público-alvo.

Diferentemente daquilo que ocorre quando a construtora é acionada por um cliente para construir sua casa dos sonhos.

Em ambos os casos, é importante ter clareza sobre o método construtivo escolhido, com o intuito de garantir que se possa ter um imóvel de alta qualidade, que atende as expectativas.

Afinal, quando se fala em construir imóveis, é um mercado que mexe diretamente com os sonhos das pessoas que vão morar naquele local.

O que faz com que seja de extrema importância ter clareza a respeito do método construtivo selecionado e uma série de outros detalhes que interferem diretamente na vivência de quem ocupa aquele espaço.

Conte com auxílio especializado de advogado

Está com algum problema em sua construtora? É importante ter contratos claros, ser transparente com seus clientes e usar sempre os materiais e métodos que foram acordados previamente.

Dessa forma, o cliente não sofrerá nenhum tipo de prejuízo na relação com a construtora. Além disso, ao empregar os melhores métodos construtivos e utilizar os melhores materiais, a construtoras se resguarda em relação a processos e problemas futuros.

Caso esteja com algum problema ou dúvida, agende uma consulta com nosso advogado para construtora e tenha todo o suporte jurídico necessário para sua construtora.