Quando Contratar um Advogado Imobiliário?

Não sabe quando é o momento ideal para contratar um advogado imobiliário? Muitas pessoas negligenciam a contratação e acabam se arrependendo. Uma vez que precisam recorrer ao profissional quando um problema está instaurado.

Para evitar este tipo de situação é interessante contar com a assessoria do profissional desde a tomada de decisão de fechar um negócio imobiliário. Nós trouxemos algumas reflexões e apontamentos que vão te ajudar a decidir se é a hora de contratar, confira tudo a seguir.

Quando contratar um advogado imobiliário?

A resposta mais correta é: sempre que for fazer negócios que envolvam imóveis! Nós listamos algumas das situações em que é necessário contratar o profissional, como:

1.     Compra ou venda de imóveis

Seja como comprador ou vendedor de um imóvel, é muito importante contar com a ajuda de um advogado imobiliário.

O profissional tem expertise necessária para analisar o contrato de compra e venda, esclarecer e formatar cláusulas, protegendo os direitos e os interesses do cliente.

Ao orientar os devidos aspectos legais que envolvem a transação, o advogado contribui significativamente para que o processo de compra e venda do imóvel seja mais tranquilo para o seu cliente.

O comprador que resolve fazer negócios sem o auxílio de um profissional pode sair prejudicado. Assim como, o vendedor precisa ter o contrato de venda elaborado por um advogado.

Dessa forma, as duas partes ficam tranquilas em relação ao negócio, por ter certeza de que os documentos estão organizados e de acordo com a legislação vigente. O que garante proteção para os envolvidos na negociação.

2.     Questões que envolvem licenciamento imobiliário

Seja por realizar uma reforma significativa no imóvel ou quando há necessidade de obter licenças e documentos de imóveis irregulares, um advogado imobiliário poderá ajudar.

O profissional tem expertise em relação aos processos necessários para a obtenção das autorizações e documentações.

Dessa forma, é possível garantir que o processo de regularização da propriedade seja feito com um expert no assunto, que irá acelerar a obtenção de documentações e auxiliar a reduzir a dificuldade no processo.

Tendo a assessoria qualificada, é possível ter resultados que são acima da média, reduzindo o desgaste ao longo do processo de regularização de imóveis. Regularizar imóveis é muito importante, para que se tenha o direito de usufruir do imóvel sem nenhuma barreira legal.

3.     Disputas de propriedade

Sempre que surgem disputas relacionadas à propriedade, é importante ter um advogado mediando a questão.

Seja em relação ao limite do terreno, direito de passagem ou posse indevida da propriedade, o profissional especializado consegue auxiliar a lidar com o problema de forma eficiente.

O advogado especialista em direito imobiliário consegue representar os interesses do cliente perante tribunais, garantindo que a propriedade seja preservada.

Em alguns casos, o proprietário do imóvel alugado deseja reaver a propriedade durante o período da locação. Seja por qual for o motivo, esse tipo de situação pode desencadear conflitos que deverão ser intermediados pelo advogado imobiliário.

Tendo em vista que o profissional fará valer o que foi previsto em contrato e poderá reaver o imóvel com as melhores condições possíveis, para que o proprietário tenha sua necessidade atendida.

4.     Desenvolvimento de contrato de locação

Quem possui um imóvel para alugar, precisa contar com um advogado imobiliário para auxiliar nas questões que envolvem a locação.

O desenvolvimento de um contrato eficiente é fundamental para que os direitos e deveres do proprietário do imóvel sejam estabelecidos e garantidos por meio do documento.

Um contrato bem redigido é importante para evitar problemas durante a locação, bem como para garantir que a integridade do imóvel não será abalada pela locação.

Muitas vezes o contrato é apenas copiado da internet com o intuito de economizar. E isso acaba deixando brechas para que o inquilino atue de má fé contra o proprietário do imóvel.

Ter um especialista orientando o processo de locação faz toda a diferença por ter um contrato sério, ancorado na legislação nacional e que garante os direitos e deveres das duas partes envolvidas na negociação.

Além de confeccionar o contrato de locação, o advogado pode orientar todas as questões envolvidas, como a autenticação do documento.

Dessa forma, é possível garantir segurança para as partes envolvidas. Afinal, estão contando com um documento que poderá ser usado para cobrança judicial daquilo que foi acordado entre as partes caso exista necessidade.

5.     Problemas durante locação

O advogado especialista em direito imobiliário também é um auxiliador em caso de problemas com o inquilino durante a locação do imóvel.

Afinal, é bastante comum que essa relação ocasione alguns conflitos e é importante ter um intermediador que se baseie na legislação vigente para lidar com as questões.

Contando com um profissional é possível adotar as condutas que estão ancoradas na Lei e que permitem às duas partes envolvidas a tomada de boas decisões.

A contratação de um advogado durante a locação pode ser feita até mesmo quando o proprietário fez o contrato por conta própria.

Com base em todos os acordos estabelecidos entre proprietário e inquilino, o advogado irá atuar para intermediar o conflito e resolver as questões.

Advogado imobiliário: um aliado importante

Como deve ter percebido, o advogado especialista em direito imobiliário é um aliado importante do proprietário de imóveis e daquela pessoa que sonha em adquirir seu primeiro imóvel próprio.

Afinal, é um profissional habilitado e experiente para auxiliar a garantir que os direitos e deveres de seu cliente sejam cumpridos como determina a legislação.

Portanto, é um profissional que deve ser contratado sempre que houver necessidade, para que se possa garantir que os seus interesses serão representados por um especialista.

Tendo o suporte jurídico, as negociações imobiliárias se tornam muito mais agradáveis e assertivas. O que faz toda a diferença para evitar desgastes e contribuir para que os direitos e deveres de todos os envolvidos sejam cumpridos. Uma vez que, o profissional irá exigir o cumprimento dos contratos estabelecidos.

Se você deseja saber mais sobre nossos serviços ou tem alguma questão jurídica, não hesite em entrar em contato conosco. Estamos prontos para te ajudar!

Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe.