Procurar um advogado trabalhista é um cuidado que normalmente as pessoas adotam quando há um problema.
Todavia, o interessante é que o profissional fosse procurado preventivamente, com o intuito de evitar problemas nas relações trabalhistas.
Por isso mesmo, nós trouxemos mais informações e dicas sobre o momento ideal para procurar o profissional. Confira tudo a seguir.
Quando procurar um advogado trabalhista?
Existem várias situações que desencadeiam a necessidade de procurar um bom advogado trabalhista, nós listamos as principais:
1. Organização interna da empresa
Um advogado trabalhista pode prestar consultoria para a empresa, contribuindo para estabelecer procedimentos adequados.
Dessa forma, a equipe não corre o risco de incorrer em erros por não ter um profissional confiável para esclarecer suas dúvidas.
E isso é de grande importância para que a empresa possa ter uma boa reputação no mercado. Além de ser fundamental para que seja possível evitar litígios futuros.
Afinal, quando a empresa atua de acordo com a legislação nacional e respeita todas as normas, é natural que não sofra processos e evite problemas com funcionários.
Portanto, é um cuidado preventivo importante, que todo negócio deveria adotar para seu próprio benefício.
2. Casos de demissão injusta ou ilegal
Um profissional que tenha sido demitido sem justa causa ou que suspeita que teve seus direitos violados deve procurar um advogado trabalhista.
Tendo em vista que, o profissional poderá analisar a situação e identificar se existem motivos para contestar a demissão e buscar reparação.
Dessa forma, o profissional poderá evitar eventuais prejuízos causados por uma demissão injusta.
3. Casos de assédio no local de trabalho
Infelizmente o assédio no local de trabalho é uma prática ainda muito comum. Seja o assédio sexual, moral ou qualquer tipo de discriminação requer combate.
O ideal é que ao perceber que pode estar enfrentando uma situação de assédio, que muitas vezes começa sutil, o profissional procure um especialista.
De modo que, possa ter ajuda especializada para entender como proceder, visando reunir provas da situação e combater o problema.
Afinal, o profissional que está atuando em um local onde sofre assédio desenvolve uma série de problemas ocasionados pela conduta do assediador.
Portanto, é importante reunir provas e buscar ajuda, seja dentro da própria empresa, visando o afastamento do assediador ou buscar ajuda judicial visando o reparo dos danos causados.
Todavia, é importante ter orientação em todo o processo, para que possa reunir provas e se proteger da situação da melhor maneira possível.
4. Questões salariais
Quando o profissional não está recebendo o salário como deveria, as horas extras não são pagas, há irregularidade de valores e prazos nos pagamentos, o advogado poderá ajudar a recuperar o que é devido.
Além disso, o advogado trabalhista poderá cobrar judicialmente uma indenização por todo o transtorno causado ao cliente.
Uma vez que, atrasos salariais ou não pagamento do que é devido desencadeia prejuízos financeiros e emocionais. Portanto, é indispensável que as cobranças sejam feitas
5. Quando o profissional é submetido a condições inseguras ou inadequadas
A empresa tem obrigação de oferecer um ambiente de trabalho em instalações seguras. Caso o profissional trabalhe com algo perigoso, é preciso que a empresa forneça equipamento de proteção individual.
Portanto, se a empresa coloca o profissional para atuar em condições perigosas ou insalubres e não adota nenhuma medida para corrigir a questão, o advogado trabalhista deve ser procurado.
Tendo em vista que, a falta de condições de trabalho naquele ambiente precisa ser denunciada e o profissional precisa ter acesso a reparos de eventuais danos que sofreu ao longo da carreira naquele local.
Ser submetido a condições insalubres ou inseguras é um risco gigantesco, que pode levar o profissional ao óbito ou adoecimento permanente.
Por isso que existem inúmeras normativas que visam preservar a vida dos trabalhadores brasileiros. Ao perceber uma condição irregular de trabalho é fundamental buscar seus direitos e sair dessa situação o mais breve possível.
6. Questões que envolvem benefícios e aposentadoria
Muitas empresas não recolhem o FGTS e não contribuem para o INSS como deveria. Por isso, acabam prejudicando de forma expressiva os seus profissionais.
Quando o trabalhador é prejudicado pelo não pagamento de benefícios, é preciso que ele procure um advogado trabalhista para que a cobrança seja feita.
De modo que, não tenha prejuízos em sua aposentadoria ou no recebimento de benefícios como o INSS por causa da postura inadequada da empresa.
Sempre que houver suspeita de que seus direitos estão sendo tolhidos pelo empregador, é fundamental procurar um advogado trabalhista.
O advogado trabalhista é um aliado da empresa e dos profissionais
O ideal é que todas as empresas tenham orientação legal para que possam agir em pleno acordo com a legislação, evitando desgastes com sua equipe.
Portanto, sua contratação pode ser feita por empresas que buscam uma consultoria completa, visando a adequação de suas práticas.
Bem como, pode ser uma contratação feita pelo profissional que se viu lesado por alguma prática da empresa onde atua.
Seja qual for o caso, contratar um advogado trabalhista é de grande importância. De modo que se possa ter o suporte necessário para que seus direitos sejam preservados.
Contratar a consultoria é mais interessante para as empresas
Do ponto de vista econômico, é mais interessante para a empresa contratar a consultoria de um advogado trabalhista que lidar com prejuízos causados por processos.
Os profissionais estão cada vez mais cientes de seus direitos e deveres. Além disso, quando percebem que algo está errado buscam orientação para que saibam como proceder gerando provas da situação trabalhista irregular.
Portanto, a empresa tende a ter muitos prejuízos quando comete irregularidades, pagando na justiça por seus equívocos.
O ideal é que o empresário tenha um advogado de confiança. Ter um advogado que orienta as práticas na empresa e evita que erros sejam cometidos é indispensável.
Justamente para que se possa ter uma boa relação com a equipe de funcionários. Bem como, seja possível minimizar despesas ao garantir que não haverá irregularidade com a equipe.
Em caso de dúvida ou qualquer problema trabalhista, agende sua consulta. Nossa equipe contribui para empresas por meio da consultoria jurídica e defesa processual, além de formatar e implementar junto à empresa o Compliance Trabalhista.