Gestão de condomínios: Deveres do síndico e da administradora

Com o crescimento do mercado imobiliário residencial, inclusive, de prédios com um grande número de unidades, a eficiente gestão de condomínios é uma necessidade. Desse modo, é possível garantir o bem-estar e a segurança dos moradores, assim como a valorização do patrimônio.

Nesse sentido, o síndico e a administradora desempenham papéis fundamentais na hora de gerir os condomínios, uma vez que ambos possuem deveres bem específicos. Por isso, se você tem interesse no assunto e quer saber, continue com a leitura deste artigo.

O que é a gestão de condomínios

A gestão de condomínios consiste na administração e na organização de todos os aspectos relacionados ao bom funcionamento e manutenção de um condomínio. Assim, a atividade inclui a contratação de funcionários, a realização de assembleias, o controle de finanças e a manutenção de áreas comuns, entre outras responsabilidades.

Além disso, em geral, a gestão de condomínios é dividida entre o síndico e a administradora. Dessa forma, os dois atuam em conjunto para garantir a harmonia e o funcionamento do ambiente condominial.

No entanto, existem diferenças entre os dois cargos. Ou seja, o síndico é o representante legal do condomínio, que os condôminos elegem. Também é bastante comum que ele seja um morador. Mas, hoje em dia, o síndico contratado pelos moradores é cada vez mais comum.

A administradora, por sua vez, é a responsável por prestar todo o suporte administrativo e financeiro necessário para a gestão do condomínio. Por isso, sempre se trata de uma empresa que os condôminos contratam para fazer a administração.

Quais são os deveres do síndico

Já que o síndico é o responsável por garantir a ordem e o cumprimento das normas estabelecidas no condomínio, ele conta com várias responsabilidades. Assim, entre os seus principais deveres na gestão de condomínios é possível destacar os seguintes:

  • Convocar e presidir as assembleias condominiais;
  • Representar o condomínio em questões judiciais e administrativas;
  • Zelar pelo cumprimento da convenção condominial e do regimento interno;
  • Administrar as contas do condomínio e elaborar o orçamento anual;
  • Contratar funcionários e prestadores de serviços para o condomínio;
  • Realizar cotações e contratações de serviços de manutenção e reparos no condomínio;
  • Fiscalizar a manutenção das áreas comuns e infraestrutura do condomínio.

Além disso, o síndico deve sempre agir de forma transparente e ética a fim de atender o bem-estar coletivo dos condôminos. E também garantir que o patrimônio condominial mantenha-se valorizado.

Devido às várias atribuições do síndico, atualmente, existe a tendência de contratar um profissional terceirizado ou empresa para exercer as suas funções. Nesse caso, a administradora passa a se relacionar com o síndico contratado para trabalharem em conjunto.

Quais são os deveres da administradora

Na gestão de condomínios, a administradora é a empresa que se responsabiliza por prestar todo o suporte administrativo e financeiro necessários. Por isso, as suas atribuições mais importantes são as seguintes:

  • Elaborar e enviar os boletos de pagamento das taxas condominiais;
  • Realizar a prestação de contas mensalmente, demonstrando a arrecadação e os gastos do condomínio;
  • Controlar a inadimplência dos condôminos e tomar as medidas necessárias para sua regularização;
  • Oferecer todo o suporte necessário para que o síndico realize suas atividades;
  • Zelar pelo cumprimento das normas internas e pela segurança dos moradores.

Portanto, a administradora desempenha um papel fundamental na gestão do condomínio. Afinal, ela é quem auxilia o síndico a organizar e executar as atividades que são essenciais para o ambiente condominial funcionar como o esperado.

Nesse sentido, é importante ainda que o condomínio contrate uma administradora de confiança, com experiência no mercado. Desse modo, ela consegue ajudar o síndico, que não necessariamente é um profissional especializado, a dar conta das suas atribuições.

Como um advogado imobiliário atua na gestão de condomínios

O advogado imobiliário também pode ser muito relevante para a gestão de condomínios. Por isso, é comum que os condôminos contratem esse profissional especializado para atender situações específicas. Inclusive, quando há um problema para resolver.

No entanto, ele pode estar presente no dia a dia da gestão de condomínio. Seja para auxiliar o síndico seja para ajudar a administradora em inúmeras questões legais e jurídicas. Assim, é possível listar a seguir as principais atividades que um advogado imobiliário pode desempenhar nesse contexto.

  • Elaborar e revisar contratos de prestadores de serviços e fornecedores do condomínio, evitando que haja cláusulas fora do que está previsto em lei;
  • Orientar e auxiliar na elaboração e alterações da convenção condominial e do regimento interno a fim de mantê-los atualizados com as novas leis;
  • Prestar assessoria jurídica em questões relacionadas a obras, reformas e litígios entre condôminos, com foco na resolução de problemas de maneira amigável;
  • Atuar na recuperação de créditos condominiais e na cobrança de inadimplentes, sempre respeitado os condôminos e a legislação;
  • Orientar e representar o condomínio em questões judiciais e administrativas, garantindo que os direitos e deveres dos envolvidos sejam respeitados.

Assim como o síndico e a administradora, esse profissional pode contribuir de maneira significativa para uma eficiente gestão de condomínios. Garantindo, assim, o cumprimento das normas legais e a resolução de conflitos de forma rápida e eficaz.

Conclusão

Como você pode ver nesse artigo, a gestão de condomínios envolve uma série de atividades. No entanto, existe um responsável por cada uma delas, o que é importante para o bem-estar e a segurança dos condôminos.

Assim, o síndico e a administradora desempenham papéis fundamentais nesse processo, desde que estejam atentos aos seus deveres e respeitem as responsabilizardes do outro. Já o advogado imobiliário pode oferecer os seus serviços para que haja a certeza que tudo acontece dentro da lei.

Além disso, é preciso que todas as partes atuem de forma transparente, ética e comprometida, em prol do bom convívio e da harmonia condominial. E se você possui alguma dúvida sobre a gestão de condomínios do local onde trabalha ou mora, não deixe de entrar em contato hoje mesmo. Nossa equipe especialista pode esclarecer qualquer dúvida e está pronta para agir.