A compra e venda de imóveis é um processo burocrático e que precisa do envolvimento de advogado especializado!
Não é raro que as pessoas queiram economizar e deixem de contratar o profissional. Todavia, a falta de um especialista dá brecha para uma série de erros que podem causar prejuízos significativos.
Por isso mesmo, nós trouxemos um verdadeiro guia para te explicar os motivos pelos quais é necessário ter um advogado para transações de compra e venda de imóveis. Confira tudo a seguir.
Compra e venda de imóveis: um processo burocrático
Seja para o comprador ou para o vendedor, o processo de compra e venda de imóveis envolve a análise de inúmeros documentos.
O que por si só, já é motivo suficiente para contratar um advogado especialista, visando garantir a segurança dos envolvidos e ter convicção de que o negócio está dentro dos padrões legais vigentes.
Tendo em vista que são muitos documentos que precisam ser analisados para que se tenha convicção de que está comprando um imóvel livre de dívidas e problemas.
Muitas vezes por inexperiência, a pessoa não solicita a documentação necessária para o vendedor. Mesmo com o suporte de corretores, é possível comprar um imóvel com pendências e ter um prejuízo financeiro ao tentar desistir do negócio ou assumir dívidas em aberto que não eram previamente conhecidas pelo comprador.
Redigir um compromisso de compra e venda
O advogado especialista em Direito Imobiliário é responsável por redigir o termo de compromisso de compra e venda.
Dessa forma, ficam acordadas as condições para a aquisição do imóvel. De modo que o interessado na compra tenha a certeza de que o proprietário não continuará mostrando o imóvel em busca de uma proposta melhor enquanto o comprador se organiza para pagar a primeira parte do bem, por exemplo.
O compromisso de compra e venda estabelece multas e condições caso uma das partes desista do negócio, conferindo segurança para ambos de que o acordo verbal será mantido. O que permite que ao comprador e o vendedor se organizem em prol de concluir a transação acordada.
Todavia, é um documento que precisa ser redigido por um bom profissional, seguindo os parâmetros legais para que seja possível proteger os dois lados.
Justamente para que o termo de compromisso seja benéfico para o vendedor e para o comprador, servindo como uma garantia de que a negociação poderá prosseguir.
O compromisso de compra e venda é assinado após o período no qual o interessado analisou toda a documentação do imóvel. Justamente para que firme o acordo de que irá comprar aquele imóvel e que está ciente de todas as condições da propriedade.
Acompanhar a transação de compra e venda
Após a assinatura do compromisso de compra e venda, existe um prazo para que as partes possam gerar a documentação, transmitindo o imóvel do atual dono para o comprador.
Geralmente o acordo de compra e venda é assinado combinando o pagamento de um sinal pelo imóvel e a conclusão do pagamento será feita no dia da assinatura da escritura do imóvel. Trata-se de uma prática comum quando a compra do imóvel se dá por pagamento à vista.
Ao longo desse processo de transferir o imóvel são pagos os impostos e existem várias etapas que devem ser acompanhadas pelo advogado.
De modo que o imóvel seja transferido para o novo titular sem que nenhum prejuízo ocorra. Além disso, o profissional poderá analisar toda a documentação que envolve as etapas de transferência do imóvel. Justamente com o intuito de identificar se estão de acordo com as questões legais vigentes.
A contratação de um advogado especialista é um investimento em segurança
Não é raro que as pessoas deixem de contratar um advogado especializado com o intuito de economizar.
Todavia, é importante perceber que tal contratação é na verdade um investimento na segurança da transação.
Tendo em vista que, o profissional irá defender os direitos e pontuar os deveres de seu cliente. Sempre analisando se os acordos estabelecidos são justos e pertinentes sob a ótica jurídica.
Além disso, o profissional especializado tem expertise na transação imobiliária. O que faz com que seja uma colaboração muito valiosa para as partes envolvidas.
Uma vez que a inexperiência pode motivar o comprador a abrir mão de documentos ou não solicitar a documentação adequada simplesmente por desconhecer a necessidade de checagem.
O que acaba abrindo margem para que sofra uma série de prejuízos em relação ao processo de negociação.
Afinal, o imóvel pode ter algum tipo de pendência que não foi citado e que o comprador estará assumindo sem saber. Aspecto que faz com que a contratação de um advogado especializado seja sempre importante.
Fazendo com que seja possível contar com assessoria profissional, sabendo que haverá alguém mais experiente analisando todos os processos de sua negociação e defendendo seus direitos e deveres.
É uma contratação que torna a negociação mais tranquila
Mesmo quando o comprador está negociando com uma imobiliária séria, é importante perceber que a compra deve ser feita com assessoria de seu próprio advogado.
Os profissionais da imobiliária representam os interesses do atual dono do imóvel e da própria imobiliária que busca vender com a máxima eficiência possível.
Enquanto o advogado contratado pelo comprador irá defender os interesses de seu cliente, analisando contrato imobiliário e todos os outros processos.
Dessa forma, todos estarão bem representados durante a negociação. Acreditar que a imobiliária representa ao mesmo tempo os interesses do comprador e do vendedor é um erro comum durante a negociação de um imóvel.
Portanto, é interessante perceber que não contratar um advogado costuma ser “o barato que sai caro”. Uma vez que o profissional evita situações que possam ocasionar prejuízos para seu cliente.
Dito isso, ao decidir comprar um imóvel dos seus sonhos, sempre contate um advogado especialista e que seja de sua confiança para ajudar em toda a transação.
Caso esteja iniciando o processo de negociações imobiliárias, tenha interesse em resolver questões de direito imobiliário ou saber mais sobre os nossos serviços, agende uma consulta.
Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!