Na construção civil, a escolha dos tipos de tijolos para utilizar no projeto é uma etapa muito importante. No entanto, existem diversos tipos de tijolos disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e benefícios, o que pode gerar muitas dúvidas.
Por isso, para saber qual o melhor para cada projeto, continue com a leitura deste artigo e confira nos tópicos a seguir tudo sobre os tipos de tijolos. E, também, descubra como um advogado pode ser um grande aliado desse processo.
Tipos de tijolos na construção civil
Já que existem muitas opções na hora de iniciar uma construção ou fazer uma reforma, veja a seguir quais são os principais tipos de tijolos. De acordo com as especificações do projeto para construir ou reformar um deles pode ser melhor do que outro para atender os seus requisitos.
Tijolo cerâmico
Um dos tipos mais comuns na construção civil, a indústria produz tijolo cerâmico a partir da argila, que é submetida a altas temperaturas em fornos. Assim, possui boa resistência e durabilidade, combinando mais com obras que exigem resistência mecânica.
Além disso, esse entre os demais tipos de tijolos, pode ser de diferentes modelos, como furado ou maciço por exemplo. Enquanto o primeiro possui furos em sua estrutura, o que facilita a passagem de tubulações e elétrica, o maciço é inteiro.
Tijolo de concreto
Fabricado a partir de cimento, areia, água e brita, o tijolo de concreto é resistente e durável. Desse modo, é uma opção econômica e de fácil aplicação, o que faz dele perfeito para construções que necessitam de rapidez na execução do projeto.
Tijolo de concreto celular
É um tipo de tijolo leve, produzido a partir de cimento, areia, água e espuma. Com isso, possui boa capacidade de isolamento térmico e acústico, o que lhe confere o status de melhor opção entre os tipos de tijolos para obras que exigem conforto térmico.
Demais opções de tijolos para obras
Há outras opções de tijolos para obras de construção ou reforma, que possuem diferenciais e podem ser a melhor escolha para certos projetos. Confira quais são eles:
Tijolo ecológico
É produzido a partir de solo cimento, não necessitando passar por altas temperaturas em fornos. Assim, evita a emissão de gases poluentes, o que o torna ecológico. Para tanto, uma prensa hidráulica compacta e molda a matéria-prima.
Por isso, é uma opção sustentável e ecologicamente correta, além de ser indicado para construções que buscam reduzir o impacto ambiental. Também oferece conforto térmico e acústico.
Tijolo de adobe
Fabricado a partir da mistura de barro, palha e água, o tijolo de adobe é uma opção de baixo custo e, também, sustentável. Além disso, possui boa capacidade de isolamento térmico, sendo uma boa escolha para construções rurais e para regiões mais quentes.
Tijolos decorativos
Mais uma variedade entre os tipos de tijolos, o decorativo oferece uma ampla variedade de modelos que é possível encontrar no mercado. Entre eles, destacam-se os de vidro, de barro aparente e os blocos vazados.
Dessa forma, são ideais para fins estéticos, criando um visual diferenciado e moderno nas construções. No entanto, devem ser usados em ambientes internos ou apenas como enfeite em fachadas.
Melhor tipo de tijolo para cada projeto
A escolha do tijolo para um projeto de construção civil depende de diversos fatores. Entre eles, é preciso avaliar a finalidade da construção, o clima da região e o orçamento disponível, entre outros. Além disso, cada tipo de tijolo possui vantagens e desvantagens, o que é preciso considerar na hora da optar por um ou por outro.
Desse modo, existem algumas recomendações gerais sobre a melhor escolha de acordo com o projeto. Veja quais são elas a seguir:
- Para obras que requerem resistência mecânica, como prédios e galpões, o tijolo cerâmico ou de concreto são boas opções.
- Para construções que necessitam de isolamento térmico e acústico, como casas e edifícios residenciais, o tijolo de concreto celular é o melhor.
- Para projetos que buscam sustentabilidade e redução do impacto ambiental, o tijolo ecológico é uma opção viável.
- Para construções rurais e em regiões mais quentes, o tijolo de adobe é uma escolha econômica e eficiente.
- Para projetos que buscam um visual diferenciado e moderno, os tijolos decorativos são uma excelente alternativa. No entanto, devem ser usados em locais específicos, como fachadas e ambientes internos.
Como um advogado pode ajudar
Quando se trata de escolher do tipo de tijolo ideal para um projeto de construção civil, o advogado para construtora é um profissional especializado que pode contribuir muito. Entre as suas principais funções, destaca-se o fato dele oferecer suporte jurídico para garantir a legalidade do processo.
Também está apto a auxiliar na análise de contratos, na regularização de documentos e na resolução de eventuais conflitos com fornecedores. Além disso, o advogado para construção civil consegue orientar sobre questões relacionadas à responsabilidade civil. Assim, garantindo a segurança jurídica do empreendimento.
Pode ainda auxiliar na elaboração de contratos de prestação de serviços e na resolução de eventuais litígios durante a obra. Portanto, é um grande aliado na construção civil, em uma série de procedimentos, não apenas em dispor do suporte jurídico necessário para que tudo esteja dentro da lei.
Desse modo e com a orientação de um advogado para construtora, é possível realizar uma obra segura e em conformidade com a legislação. E se você busca esse tipo de profissional não deixe de entrar em contato com nosso escritório. Possuímos uma equipe altamente qualificada para esclarecer dúvidas e oferecer todo o suporte necessário.