Os Riscos e Desafios da Construção Civil

A construção civil é um mercado com riscos e desafios próprios, o que demanda que os profissionais da área compreendam e se adaptem.

De modo que seja possível minimizar riscos, com o intuito de ter um cotidiano de trabalho mais saudável para os profissionais envolvidos na construção civil.

Nós trouxemos informações e dicas que são relevantes para os profissionais que atuam no setor, para que possam entender os desafios da construção civil.

Conheça alguns riscos e desafios da construção civil

Existem vários aspectos que fazem a diferença em relação aos riscos e desafios da construção civil. Tendo em vista que é preciso conhecer quais são os riscos e desafios específicos do setor, visando garantir que seja possível se prevenir, confira alguns pontos:

1.     Normas regulamentadoras do setor (NR)

As normas regulamentadoras são um conjunto de diretrizes que são estabelecidas pelo Ministério do Trabalho.

Portanto, é indispensável que o empregador conheça as normativas para que não se coloque em risco de ser multado, processado e de causar danos para seus colaboradores.

A NR 18, por exemplo, trata condições e ambiente de trabalho na construção civil. Bem como, a NR 35 é sobre o trabalho em altura, contribuindo para estabelecer requisitos mínimos de condições de trabalho.

Enquanto a NR 12 trata a respeito do trabalho usando máquinas e equipamentos, visando que os profissionais adotem os cuidados necessários para que possam promover segurança para a equipe.

É muito comum que os colaboradores tenham dificuldade de se adaptar ao uso dos equipamentos de proteção individual. Todavia, é dever da construtora conscientizar e exigir o uso durante o expediente.

2.     Estabelecer um cotidiano de trabalho adequado

Um cotidiano de trabalho na construção civil é marcado por atividades intensas. Os trabalhadores da construção civil enfrentam condições como a exposição a intempéries, trabalho em altura, manuseio de materiais pesados, uso de ferramentas perigosas e uma série de condições adversas.

Portanto, é necessário estabelecer protocolos de trabalho que contribuam para a segurança dos profissionais.

Dessa forma, é possível reduzir a exposição a intempéries e situações de risco, com o intuito de garantir que o profissional tenha um cotidiano de trabalho adequado.

3.     Horas extras

A jornada de trabalho na construção civil é extenuante, principalmente por ser um setor de atividade que demanda muito da parte física.

Existem normativas em relação às horas extras, visando viabilizar que o profissional possa ser compensado financeiramente.

Além disso, o excesso de horas extras também é combatido pelas normativas vigentes. Uma vez que é preciso preservar a saúde e a segurança dos profissionais.

Muito embora seja natural que algumas obras sejam executadas no período da madrugada, bem como, alguns trabalhos necessitem de horas extras, é preciso ter bom senso. Além de seguir o que rege a CLT para evitar que a jornada de trabalho seja excessivamente longa.

Afinal, todo profissional necessita de descanso adequado para que possa ser produtivo e tenha uma jornada de trabalho que não coloca sua saúde em risco.

Como o advogado pode auxiliar a minimizas os riscos e desafios da construção civil?

O advogado especializado em construção civil é um profissional que compreende profundamente a consolidação das Leis, o que faz com que possa atuar preventivamente na área da construção civil.

A contratação do profissional deve ser feita com o intuito de garantir que a consultoria seja capaz de prevenir problemas. Bem como, seja possível evitar disputas judiciais que tendem a custar valores expressivos para a construtora.  A atuação do advogado se dá em diferentes frentes, como:

1.     Elaboração e revisão de contratos

O advogado especialista em construção civil atua desenvolvendo e revisando contratos de trabalho e prestação de serviços. Dessa forma, é possível evitar que os contratos vigentes sejam motivo para um futuro litígio.

2.     Consultoria em NR e CLT

O profissional é especialista na legislação, contribuindo para que possa oferecer uma consultoria completa sobre a aplicação das normas regulamentadoras e das normativas da CLT.

Dessa forma, é possível implementar as práticas que sejam seguras e que estejam de acordo com a legislação vigente para a construção civil.

3.     Treinamento e capacitação

Por entender plenamente a legislação e as dificuldades dos clientes, o profissional consegue oferecer um treinamento para os donos de construtoras e gestores.

De modo que, seja possível esclarecer dúvidas, conscientizar a equipe e garantir que os profissionais estejam atuando de acordo com a legislação vigente.

4.     Gestão de riscos

Com ampla experiência no mercado, o profissional consegue observar riscos e identificar métodos para minimizá-los. Como é o caso de uma construtora que está errando no gerenciamento de horas extras ou na implementação das medidas de segurança.

Ao orientar os clientes e atuar preventivamente, o advogado contribui para que a empresa tenha menos risco de sofrer um litígio futuro.

5.     Defesa em casos de litígio

Em muitos casos, não são tomadas as medidas preventivas. O que faz com que a construtora entre em litígios trabalhistas.

Ter um advogado de confiança que já conhece a empresa e que está apto para defendê-la é fundamental, com o intuito de minimizar os impactos financeiros do litígio.

Além disso, a defesa eficiente é essencial para que a reputação da empresa não seja significativamente impactada ao longo do processo.

Existe momento ideal para contratar advogado e evitar problemas?

O ideal é que a empresa de construção civil contrate o profissional desde a estruturação da construtora.

De modo que todos os colaboradores sejam contratados de forma assertiva. Com o objetivo de construir relacionamentos saudáveis e com contratos que respeitem a legislação vigente.

Quando a construtora conta com suporte jurídico desde a fundação do negócio é possível minimizar os riscos legais.

Aspecto que é indispensável para que se possa ter uma conduta assertiva na condução do negócio. Afinal, seguir as normas regulamentadoras, fazer a gestão das condições de trabalho e promover a segurança da equipe são fatores fundamentais para que se possa minimizar os riscos legais.

A atuação preventiva de um advogado sempre fará a diferença, para que se possa manter o padrão legal em todas as atividades da construtora.

Caso sua construtora esteja com algum problema jurídico, aproveite para agendar sua consulta e ter todo o suporte de uma equipe qualificada e experiente.