A carta traço é um documento muito importante, que precisa ser feito por um especialista na área. Tendo em vista que, é determinante para a qualidade da construção.
Errar o traço de concreto, por exemplo, pode desencadear rachaduras nas paredes que foram construídas.
Por isso mesmo, nós trouxemos todas as informações relevantes sobre carta traço, para que entenda mais detalhes a respeito. Confira tudo a seguir.
O que é carta traço?
A carta traço é um documento desenvolvido por um profissional especializado na área, para que se possa fazer o preparo da massa de concreto para um determinado ponto a ser construído.
Para quem não é da área, é importante perceber que o concreto é uma mistura de materiais, com medidas de areia, brita e cimento.
Por isso, existe o desenvolvimento de uma carta traço, que guia os profissionais da construção civil em relação à essa mistura. Como quando fazemos um bolo em casa e é preciso seguir a proporção para que a massa não fique solada.
Ao errar a proporção do concreto, o material não vai atingir a qualidade esperada e com isso, poderá apresentar rachaduras.
A carta traço orienta diferentes tipos de concreto, como o concreto convencional e o projetado, por exemplo. O que faz com que seja necessário ter uma proporção adequada na “receita” para que a combinação de elementos possibilite a construção com qualidade.
Qual a importância das medidas para o traço de concreto?
A proporção de um traço de concreto é identificada por numerais, como é o caso de 1:2:3, que indica 1 parte de cimento, 2 partes de areia e 3 de brita.
A sequência de materiais é sempre dessa forma, o primeiro número se refere ao cimento, o segundo retrata a quantidade de areia e por fim de brita.
Por isso, é importante seguir essa orientação que vem na carta traço. Além disso, será necessário misturar água, para que se tenha a aplicabilidade desejada do concreto.
O objetivo ao desenvolver uma carta traço é que o concreto possa ser feito seguindo orientação adequada, para que seja aplicado com qualidade.
Normalmente em imóveis residenciais que estão sob pequenos reparos, o concreto é feito com base na experiência do profissional responsável.
Já em obras de médio e grande porte, é feita uma carta traço, desenvolvida por um especialista que atenderá as particularidades do preparo necessário, para que possa garantir a aplicabilidade do concreto.
Afinal, é preciso garantir que se tenha aplicabilidade do concreto, garantindo resistência e durabilidade para que a estrutura suporte aquilo que foi idealizado.
Por exemplo: um prédio precisa ser construído respeitando a carta traço, para suportar a carga dos móveis e utensílios dos moradores.
Se o concreto não está nas especificações previamente determinadas é natural que se tenha problemas como rachaduras.
Variações da carta traço
Um ponto importante de observar é que a carta traço tem como objetivo garantir uma obra segura que seja capaz de oferecer a sustentação adequada para o projeto.
Por isso, existem traços de concreto variados, para atender a aplicação em cada local da obra, como: laje, muro, contrapiso, fundação, vigas e calçadas.
Não há uma proporção que seja melhor para todos os tipos de aplicações. É preciso entender e respeitar as dinâmicas, para que se tenha diferentes aplicações, visando garantir a máxima eficiência com a construção de cada parte do projeto.
Portanto, é indispensável que se tenha o acompanhamento de especialistas, capazes de garantir que o profissional possa acompanhar a execução do traço de concreto, para que se tenha qualidade construtiva.
Se um colaborador desrespeita o processo de executar o traço, mudando por conta própria a proporção é natural que a qualidade construtiva seja perdida. O que faz com que seja importante que se tenha um responsável no canteiro de obra acompanhando cada processo.
Dessa forma, é possível garantir que tenha ótimos resultados, visando sempre alcançar a máxima qualidade em cada detalhe.
Entenda a função da água na mistura do concreto
A água é um elemento de grande importância para a concretagem. Uma vez que, ela é responsável por ser misturada aos outros ingredientes, formando os cristais sólidos que deixarão o concreto resistente.
A água dá também a maleabilidade do material, permitindo que seja fácil de transportar e aplicar o concreto. Todavia, deve-se respeitar a quantidade adequada de água na mistura.
Uma vez que, excesso de água adicionado ao concreto pode ocasionar fissuras na construção. Tendo em vista que, a resistência do concreto é diminuída.
Além disso, a falta de água no concreto também dificulta os procedimentos de aplicação da massa.
Um ponto de grande importância é que a água usada na massa precisa ser limpa. Uma água que está repleta de impurezas pode prejudicar o resultado da massa que está sendo feita.
Por isso mesmo, é importante que todos tenham o cuidado de atender o que diz a orientação da carta traço. Dessa forma, é possível evitar que se tenha problemas com a massa que foi feita e usada para construir as diferentes etapas do projeto.
Tenha uma construção de qualidade para evitar problemas futuros
É importante perceber que a construção de qualidade faz toda a diferença para que a construtora não tenha custos adicionais com problemas futuros.
Afinal, quando o traço não é feito com o cuidado necessário, é possível que se tenha fissuras e outros problemas na construção dos imóveis.
Seja um condomínio residencial ou qualquer outro tipo de construção, é preciso seguir a carta traço que é adequada para aquela etapa da construção.
Dessa forma, é possível garantir que a construção seja eficiente. Evitando que se tenha qualquer tipo de dano após a construção.
Tendo em vista que, é preciso evitar ações e problemas em relação às garantias dos imóveis. Afinal, a construtora é obrigada a fazer os reparos necessários quando o imóvel apresenta defeitos construtivos após a entrega.
Caso sua construtora esteja tendo algum problema com carta traço ou qualquer outro tipo de problema em relação à construção civil, aproveite para agendar sua consulta e ter suporte de qualidade.