Contratar um advogado evita problemas trabalhistas na construção de galpões industriais e uma série de outros problemas comuns ao setor.
Não é raro que as empresas busquem economizar e não contratem o especialista. O que acaba abrindo margem para a atuação fora dos padrões legais, desencadeando a possibilidade de lidar com os mais variados problemas na construção de galpões.
É justamente por isso que trouxemos um panorama geral do mercado, para te ajudar a tomar a melhor decisão em relação à formação de sua equipe. Confira tudo a seguir.
Como o advogado atua para evitar problemas trabalhistas na construção de galpões industriais?
Existem muitas atividades que podem ser desenvolvidas pelo advogado com o intuito de evitar problemas e conflitos que ocasionam prejuízos, como:
1. Assessoria jurídica na contratação
A elaboração de contratos, por exemplo, que seguem o que determina a Consolidação das Leis do Trabalho e as normas aplicáveis aos profissionais da construção civil é essencial.
De modo que as cláusulas específicas sobre a jornada de trabalho, remuneração e benefícios sejam respeitadas.
Dessa forma a equipe atua em legalidade, evitando que se tenha qualquer tipo de prejuízo em relação a eventuais ações para reparar incoerências praticadas pela empresa.
Atuar em conformidade com a legislação trabalhista atualizada é indispensável. E, por isso, a equipe da construtora deve ter assessoria desde a etapa das entrevistas.
Afinal, é preciso saber como conduzir a contratação e até mesmo o desligamento do trabalhador, para evitar problemas jurídicos. Assegurar que os profissionais são corretamente contratados, que estão alocados na função correta e que as questões trabalhistas são respeitadas é fundamental para evitar prejuízos.
2. Segurança no trabalho
Um bom assessoramento jurídico ajuda a garantir que todas as normas de segurança no trabalho sejam cumpridas, incluindo a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a criação de um ambiente de trabalho seguro.
Dessa forma, é possível garantir que a equipe trabalhe com segurança e no ritmo adequado, evitando acidentes e problemas.
Afinal, a construção civil tem inúmeros riscos envolvidos, como o risco de queda em altura e outros riscos que podem ocasionar acidentes fatais.
É preciso cuidar do canteiro de obras para que todos os profissionais estejam seguros e a documentação esteja em dia. A assessoria auxilia a construtora a manter registros precisos sobre treinamentos de segurança, inspeções e medidas corretivas adotadas.
Dessa forma, a empresa está resguardada protegendo os profissionais de acidentes e em caso de fiscalização toda a documentação está adequada, evitando riscos de multas e sanções.
3. Negociações
Muitas construtoras precisam negociar acordos coletivos com sindicatos para evitar disputas e melhorar as condições de trabalho. Nesses casos, é indispensável que se tenha a assessoria jurídica especializada para tal.
De modo que o suporte possibilita negociar acordos coletivos com sindicatos para evitar disputas e melhorar as condições de trabalho.
4. Orientação sobre manutenção de registros
Muitas empresas atuam em conformidade com a legislação, mas pecam na organização da documentação de todos os aspectos que envolvem os trabalhadores da empresa.
É bastante comum que esse equívoco ocasione prejuízos por não ter folhas de ponto, contratos de trabalho, registros de pagamentos e outros documentos relevantes bem armazenados.
Em caso de um litígio, a empresa precisa comprovar a documentação juridicamente. O que faz com que seja importante que a equipe seja bem orientada por um advogado especializado.
5. Planejamento jurídico
Um profissional especialista na área consegue orientar o planejamento e implementação de projetos de construção civil. Dessa forma, o advogado consegue se antecipar e mitigar possíveis problemas trabalhistas desde o início.
6. Ciência da responsabilidade solidária
Muitas construtoras atuam sem a consciência de que são responsáveis solidariamente por profissionais terceirizados.
No caso de acidentes de profissionais terceirizados na obra, por exemplo, a construtora responsável responde solidariamente pela situação. Portanto, é preciso saber como lidar com as questões que envolvem acidentes de trabalho e ter orientação sobre questões que envolvem terceirizados.
Se a equipe comete erros ao lidar com as questões trabalhistas de colaboradores terceirizados, a construtora fica exposta a uma série de prejuízos que poderiam ser evitados com cuidados preventivos.
7. Treinamento dos colaboradores
Toda construtora deveria ter um advogado de confiança que é especializado e que oferece treinamentos regulares com a equipe sobre as normas trabalhistas e procedimentos corretos, para que todos os envolvidos conheçam seus direitos e deveres.
Dessa forma, a equipe fica orientada em relação a atuação em conformidade com a legislação. Bem como, possibilita que os profissionais atuem em conformidade uns com os outros.
É de suma importância conhecer a legislação e esclarecer dúvidas em reuniões e orientações para que o profissional saiba como lidar com eventuais adversidades.
Evitar a contratação preventiva pode gerar prejuízos
É muito importante perceber que o advogado contratado no momento correto pode evitar problemas trabalhistas no futuro.
É por isso que deixar de contratar o profissional não representará economia alguma para sua construtora. Afinal, em caso de um litígio em que fica constatado equívocos na atuação da construtora, os custos de indenização são muito altos.
O que faz com que seja importante e necessário contratar o suporte no momento adequado, visando que a equipe jurídica seja capaz de auxiliar o bom funcionamento da construtora.
A atuação da equipe evitará não só problemas trabalhistas, como também poderá evitar multas em fiscalizações e uma série de outros problemas. Portanto, é muito valioso para a empresa realizar o investimento em suporte jurídico para evitar custos elevados no futuro e o desgaste de sofrer um processo.
Tenha um especialista em problemas trabalhistas na construção de galpões industriais
Está com algum problema trabalhista na construção de galpões industriais? Aproveite o suporte de uma equipe qualificada para te auxiliar.
Em caso de algum problema com um profissional ou caso queira se preparar antecipadamente para evitar que as situações de conflito existam e se tornem litígios, entre em contato e agende a sua consulta.
Garanta que sua empresa terá todo o suporte necessário para que a assessoria jurídica possa evitar problemas com seus colaboradores e garantir uma boa reputação no mercado ou diminuição de eventual passivo trabalhista. Afinal, problemas trabalhistas tendem a manchar a reputação da construtora, além de afetar negativamente o caixa da empresa.