Comprar um imóvel na planta é arriscado?

Muitos brasileiros compram imóvel na planta como investimento ou para realizar o sonho da casa própria.

Todavia, há dúvidas sobre riscos em relação a esse tipo de compra. Afinal, é a aquisição de um projeto que ainda não foi executado.

Por isso mesmo nós trouxemos mais informações e detalhes que fazem toda a diferença para que você consiga compreender se comprar um imóvel na planta é realmente arriscado. Confira tudo a seguir.

Existem riscos reais de comprar um imóvel na planta?

Sim! Na prática, existem riscos que precisam ser analisados pelo comprador antes de tomar a sua decisão de aquisição. Uma vez que o cliente poderá vivenciar atrasos na entrega.

Afinal, não é raro que os planos mudem ao longo da execução do projeto. Afinal, a empresa pode não obter o retorno esperado ocasionando demora para o início da construção do projeto, por exemplo.

Além disso, também é comum que o projeto inicie no prazo esperado, mas sofra atrasos por questões como falhas na entrega da matéria-prima por parte de algum fornecedor.

Portanto, o risco de atraso é, por si só, um dos maiores riscos que o cliente deve considerar. Uma vez que existem projetos que o cliente monta em sua mente como o de se mudar para o imóvel ou alugar a propriedade e ter renda.

Seja qual for o plano para uso do imóvel, um atraso sempre atrapalha a realização do projeto na prática.

Outro risco ocorre em relação a mudança no projeto, que pode ser alterado durante a construção.  Nesses casos, o comprador precisaria lidar com a frustração de receber na prática a chave de um imóvel diferente do esperado.

O risco de a construtora falir durante o processo de construção

Um dos maiores riscos que um comprador assume quando compra um imóvel na planta é que a construtora declare falência.

Afinal, nesse caso, o cliente pode ser muito prejudicado e levar anos para ter a questão solucionada.

Por isso, é muito importante que o cliente tenha em mente que existem benefícios relevantes na compra de um imóvel na planta. Todavia, também há um risco que está sendo assumido.

O que faz com que seja importante pesar o custo-benefício, para que possa tomar a sua decisão com base em informações detalhadas e assertivas.

Quais são as principais vantagens de comprar um imóvel na planta?

Agora que já conhece os principais riscos, é importante conhecer, também, quais são as principais vantagens atreladas à compra de um imóvel na planta, confira:

1.     Preço inicial mais baixo

Quando o imóvel é lançado na planta a empresa naturalmente oferece preços mais baixos, por necessitar de compradores que possam garantir a viabilidade financeira do projeto.

Comprando direto com a construtora o cliente também tem algumas facilidades em relação ao parcelamento da quantia a ser paga.

Portanto, o principal benefício é poder comprar o imóvel com preço mais acessível, principalmente quando o projeto ainda está em fase inicial de vendas.

Afinal, à medida em que os lotes são vendidos, o preço sobe e quando a procura pelo imóvel é alta, o preço sobe aceleradamente.

2.     Personalização

Dependendo do tipo de imóvel que está comprando, você poderá fazer a escolha de acabamentos e uma série de detalhes para personalizar a sua aquisição.

Isso faz toda a diferença para que tenha um bom custo-benefício, comprando um imóvel que fica do seu gosto e é entregue como você sempre sonhou.

Geralmente as construtoras possuem parceria com arquitetos que ajudam os compradores na etapa de personalização, contribuindo para que o imóvel atenda as expectativas da clientela.

3.     Valorização

O comprador que adquire um imóvel na planta pode se beneficiar pela valorização de seu investimento. Afinal, quando a construção é concluída há um ganho significativo.

Isso se dá justamente por eliminar o risco de comprar um imóvel que nunca será entregue. Portanto, o comprador que se expôs ao risco consegue vender a propriedade e apurar excelente lucro.

Contudo, a maior parte das pessoas faz esse tipo de investimento com o objetivo de morar no imóvel ou alugar para que consiga uma renda extra. O que faz com que seja importante ter uma compra assertiva.

Quais cuidados tomar para a compra de um imóvel na planta?

Agora que você conhece mais sobre os riscos e benefícios a respeito da aquisição de um imóvel na planta, é hora de aproveitar dicas para efetuar uma compra assertiva.

Afinal, a casa prórpria é o sonho de muitos brasileiros, seguindo a cautela necessária certamente você fará uma transação eficiente e saudável.

Como é o caso de analisar detalhadamente a reputação da construtora responsável pelo empreendimento que você deseja adquirir. Uma vez que é indispensável que a empresa tenha uma boa reputação para que sua compra seja fonte de tranquilidade.

Sempre tenha o cuidado de verificar os detalhes sobre prazos de entrega de seu imóvel. Tendo como objetivo identificar se são prazos realistas e quais são as garantias oferecidas pela construtora.

Dessa forma, você terá mais chances de estar fazendo uma compra segura e benéfica para o seu futuro, ao contar com suporte para minimizar seus riscos.

Contrate um bom advogado para ler o contrato

Uma dica muito relevante para efetuar a compra de um imóvel na planta é contratar um advogado confiável e experiente para efetuar a leitura do contrato.

Tendo em vista que o profissional tem expertise suficiente para te auxiliar a evitar cometer erros que possam ser fonte de prejuízos.

Com a atuação de um advogado especializado é possível evitar cláusulas abusivas e se resguardar durante a compra de seu tão sonhado imóvel próprio.

Dessa forma, o profissional te explicará o “juridiquês” presente no contrato, esclarecerá as suas dúvidas e poderá te ajudar a evitar cometer erros que geram prejuízos significativos.

Caso você esteja precisando de suporte para a sua compra de imóvel na planta, aproveite para agendar uma consulta.

Nossa equipe tem expertise para te atender e possamos de auxiliar a efetuar compra assertiva em sua jornada de aquisição de imóvel na planta, visando minimizar os riscos de ter problemas com a Construtora ou Incorporadora.