Cargo de confiança dos bancários: como funciona

No setor bancário, a estrutura hierárquica é bem definida, com uma clara distinção entre os cargos comuns e os cargos de confiança. Desse modo, o cargo de confiança dos bancários é atribuído aos funcionários que possuem responsabilidades e poderes diferenciados dentro do banco.

Caso contrário, o empregador pode estar apenas usando o novo cargo como pretexto para que o funcionário trabalhe mais, sem receber hora extra. Se essa for a situação, o banco está cometendo uma irregularidade e o bancário pode recorrer junto à justiça.

Por isso, este artigo explica como funciona o cargo de confiança dos bancários e aborda demais temas relacionados. Então, leia os tópicos a seguir e entenda tudo a respeito do assunto.

O que são os cargos de confiança

Um cargo de confiança é uma posição dentro de uma empresa que envolve maior responsabilidade e autonomia. Assim, esses cargos são, em geral, ocupados por funcionários que possuem poderes de gestão, decisão e controle que vão além das tarefas operacionais comuns.

Além disso, a legislação trabalhista brasileira, em especial a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), reconhece a existência desses cargos. Dessa maneira, estabelece normas específicas para sua caracterização e regulamentação.

Portanto, para ser de confiança, o cargo deve envolver a gestão de pessoas, controle de operações significativas ou acesso a informações estratégicas da empresa. No caso do cargo de confiança dos bancários, pode incluir gerentes de agências, supervisores de áreas importantes e outras funções de alta responsabilidade.

Como funciona o cargo de confiança dos bancários

Para os bancários, o cargo de confiança implica em uma série de responsabilidades adicionais. Assim, os empregados têm autoridade sobre decisões importantes, como a aprovação de grandes transações, a gestão de equipes e a implementação de políticas e estratégias.

Além disso, os cargos operacionais e de confiança distinguem-se claramente no setor bancário. Ou seja, os cargos operacionais envolvem tarefas rotineiras, enquanto os de confiança englobam funções estratégicas e gerenciais.

Portanto, essa distinção é importante não apenas para a organização interna do banco, mas também para a aplicação correta das normas trabalhistas. Outra diferença é que o cargo de confiança dos bancários não está sujeito às mesmas regras de jornada de trabalho que os demais funcionários.

Com isso, de acordo com a CLT, esses empregados podem ter uma jornada diferenciada, muitas vezes sem controle rígido de horas. De maneira semelhante, sem direito ao pagamento de horas extras, exceto se excederem um limite razoável de horas de trabalho.

Direitos e deveres associados às funções 

Apesar das exceções em relação à jornada de trabalho, deve haver respeito aos direitos do cargo de confiança dos bancários. Entre eles, direito a um salário justo, superior ao dos cargos operacionais, que precisa ser, pelo menos, o adicional de um terço do seu salário. Assim como o direito a condições de trabalho adequadas.

Além disso, a legislação garante que esses funcionários não podem ser submetidos a jornadas exaustivas sem a devida compensação. Desse modo, o banco deve fornecer um ambiente satisfatório, no qual possa executar suas funções com segurança e tendo acesso aos recursos necessários.

Por outro lado, o cargo de confiança dos bancários conta com deveres, principalmente, no que se refere a atender as necessidades da sua função. Isso pode incluir a gestão de equipes, a tomada de decisões estratégicas e a supervisão de operações críticas.

Esses trabalhadores também têm a obrigação de agir com lealdade e em conformidade com as políticas e diretrizes do banco. Afinal, a confiança depositada neles implica em uma responsabilidade adicional para garantir que as operações sejam conduzidas com eficiência.

Problemas relativos ao cargo de confiança dos bancários

Um dos principais problemas relacionados aos cargos de confiança dos bancários é a ambiguidade na sua classificação. Isto é, muitas vezes, há disputas sobre se um trabalhador realmente exerce um cargo de confiança ou se o banco assim o designou apenas para evitar o pagamento de horas extras. Portanto, quando isso é detectado, pode resultar em ações judiciais e conflitos trabalhistas.

Outro problema é quando o empregado em cargo de confiança trabalha muito além do aceitável, sem a devida compensação. Isso pode levar até mesmo a problemas de saúde e insatisfação profissional.

Embora o cargo de confiança dos bancários permita uma certa flexibilidade na jornada de trabalho, isso não deve ser confundido com a permissão para jornadas abusivas. Mais uma questão é a falta de clareza sobre os direitos específicos dos bancários em cargos de confiança.

Assim, não raro, os funcionários não conhecem seus direitos, facilitando casos de exploração e injustiças trabalhistas. Por isso, é fundamental que eles saibam quais são os seus direitos e o que fazer diante do seu descumprimento.

Importância do advogado trabalhista

Quando se trata de cargo de confiança dos bancários ou quaisquer outros assuntos relacionados aos direitos desses trabalhadores, o advogado trabalhista possui uma grande importância. Veja a seguir como ele pode ajudar:

Orientação e assessoria

Um advogado trabalhista é essencial para orientar bancários e bancos sobre as regras e regulamentos aplicáveis aos cargos de confiança. Esse profissional pode ajudar a definir claramente os critérios para a classificação de cargos, garantindo que as designações sejam justas e legais.

Representação em conflitos

Em disputas trabalhistas, o advogado trabalhista pode representar os interesses dos trabalhadores. Desse modo, auxiliando na busca por justiça em casos de classificação incorreta de cargos, como o cargo de confiança dos bancários, jornadas abusivas e outras violações dos direitos do trabalhador.

Negociação de acordos

O advogado trabalhista também está apto a negociar acordos coletivos e individuais, que podem definir claramente as condições de trabalho. Assim como as responsabilidades e os direitos dos bancários em cargos de confiança, ajudando a prevenir conflitos futuros.

Compliance e conformidade

Além disso, é de extrema importância contar com advogado trabalhista, que ajude a garantir a conformidade com as leis trabalhistas. Com isso, é possível criar políticas internas que estejam em conformidade com a lei, prevenindo penalidades e melhorando a relação com os funcionários.

Se você se identificou com alguma dessas situações e quer a ajuda de um advogado trabalhista entre em contato conosco! Somos especialistas em direito do trabalho e podemos oferecer o suporte necessário que você precisa.