Ter um advogado que cuida de financiamento imobiliário é importante para a segurança do cliente na transação.
Afinal, mesmo com uma transação em grandes instituições bancárias, é importante ler atentamente os contratos e ter certeza de que não está sendo enganado.
Por isso mesmo, nós trouxemos informações sobre qual advogado cuida de financiamento imobiliário para que você saiba exatamente quem contratar.
Qual advogado atua em financiamento imobiliário?
Na dúvida sobre qual advogado contratar, todas as questões imobiliárias são resolvidas com o especialista em direito imobiliário.
O profissional é capacitado para ler o contrato, compreender suas nuances e defender os direitos do cliente de acordo com a legislação.
O que faz com que seja relevante contratar o advogado especialista em direito imobiliário no momento em que decide comprar um imóvel próprio.
Contribuindo para que o profissional possa atuar desde o contrato de promessa de compra e venda, até a finalização do financiamento imobiliário.
Dessa forma, nenhuma etapa do processo será executada em desacordo com a legislação vigente ou com os direitos do comprador.
A atuação nas etapas anteriores ao financiamento imobiliário
É muito comum que as pessoas busquem os serviços de um advogado quando algo não sai conforme o esperado em relação ao financiamento imobiliário.
Todavia, é relevante contratar o profissional logo que toma a decisão de comprar seu imóvel. Tendo em vista que a contratação é relevante para que seja possível analisar toda a documentação do imóvel, com o intuito de verificar se as condições envolvidas na transação são coerentes com a legislação vigente.
Dessa forma, os direitos e deveres do comprador serão garantidos a partir da contratação. Contribuindo, por exemplo, para evitar que a empresa responsável pelo financiamento atue em desacordo com a legislação, embutindo taxas e custos desnecessários como seguros por meio de venda casada.
Algumas práticas são comuns no setor imobiliário e acabam pesando no processo de compra do imóvel, por aumentar os custos sem trazer benefícios para o comprador.
Portanto, é sempre interessante ter um profissional capaz de defender os seus interesses na negociação. Especialmente por ser um profissional que realmente conhece os trâmites e pode prestar toda a consultoria necessária para o comprador.
A inexperiência é uma enorme desvantagem na negociação
Um ponto importante para todos os compradores que desejam economizar no financiamento imobiliário é que a inexperiência na negociação é uma enorme desvantagem.
Frequentemente os compradores são inexperientes em negociações imobiliárias. Por isso, não entendem a parte burocrática de documentação que deve ser conferida para que saiba mais antes de assumir o compromisso de comprar o imóvel.
Tendo em vista que ao assinar o compromisso geralmente há multa por desistência. E, se a documentação não foi checada antes, a negociação pode representar uma enorme desvantagem para o comprador do imóvel.
Afinal, é possível encontrar pendências que trazem um prejuízo consigo. O que faz com que seja relevante sempre efetuar a checagem de todos os documentos antes de assinar o termo de compromisso.
Revisão de financiamento imobiliário
Um outro ponto de atenção em relação ao advogado que cuida de financiamento imobiliário é que o profissional também pode ser consultado quando o cliente identifica que as cláusulas do financiamento são abusivas.
Muitas vezes as pessoas não contratam um advogado imobiliário no momento ideal, visando economizar ou até mesmo por desconhecer que a contratação deveria ser feita no momento em que decide comprar o imóvel.
Diante disso, a pessoa ficará exposta ao risco de fechar um negócio que posteriormente trará arrependimentos.
Nesses casos é possível identificar se os juros estão abusivos, por exemplo. Contratando um especialista para revisar o financiamento imobiliário com causas abusivas é possível gerar uma significativa economia de longo prazo.
Uma vez que o profissional fará a revisão junto ao banco por meio judicial, para que os juros cobrados sejam reajustados (se for o caso).
Dessa forma é possível ter uma economia significativa em longo prazo, para que seja possível quitar o financiamento com maior facilidade.
Renegociação de financiamento imobiliário
Em muitos casos, antes de ajuizar a ação de revisão de juros de financiamento imobiliário, o advogado consegue uma revisão vantajosa junto ao banco.
Tendo em vista que é um profissional experiente e que está habituado a lidar com o mercado imobiliário. O que faz com que saiba quais recursos usar na negociação em nome de seu cliente.
Além disso o banco envolvido também tem interesse em resolver a questão sem que ela se torne um problema judicial.
Uma vez que existem custos para que o banco desloque profissionais até a audiência para defender seus interesses. Portanto, em muitos casos é comum que o advogado consiga reverter juros abusivos para beneficiar seu cliente sem sequer dar início a um processo demorado.
Deixar de contratar um advogado não representa economia
É muito natural que o processo de compra de um imóvel próprio seja cercado de medos e dúvidas. Uma das dúvidas mais comuns é se realmente é necessário contratar um advogado.
Afinal as pessoas querem economizar justamente devido ao fato de que estão assumindo uma dívida alta.
No entanto, deixar de contratar o especialista é o tipo de decisão que não trará nenhuma economia. Tendo em vista que o profissional é responsável por defender os seus direitos e demonstrar suas obrigações.
Por isso mesmo a contratação é repleta de benefícios e trará vantagens relevantes para a sua negociação. O que reduz riscos de problemas na compra, assim como, é capaz de evitar prejuízos.
É fácil para um vendedor com má intenção enganar uma pessoa que nunca comprou um imóvel na vida, apresentando somente uma parte da documentação devida, por exemplo. Todavia, com um profissional especializado guiando e orientando o cliente é improvável que isso ocorra.
Portanto, é muito relevante para o comprador ter o auxílio de um profissional capacitado, experiente e que poderá realmente ajudar na negociação para trazer inúmeros benefícios para o processo de compra do imóvel.
Caso esteja com dificuldades em relação a negociações imobiliárias, tenha interesse em resolver questões de direito imobiliário ou saber mais sobre os nossos serviços, agende uma consulta.
Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!