A contratação de um advogado do ramo imobiliário é capaz de proporcionar segurança em seus negócios.
Por isso, é uma contratação estratégica que deve ser feita no início do da decisão de comprar um imóvel ou alugar.
Justamente para que sua transação tenha a máxima segurança, otimizando o processo e garantindo um bom profissional que representa seus interesses.
Advogado do ramo imobiliário: um especialista que lida com a documentação
O Brasil é um país burocrático! Entendendo isso, é importante ter um bom profissional, capaz de analisar toda a documentação necessária para que a sua negociação seja segura e eficiente.
Afinal, o profissional tem expertise para analisar a documentação, encontrando eventuais informações que podem revelar que não é um bom negócio para as duas partes, por exemplo.
Dessa forma, a contratação de um advogado no ramo imobiliário contribui para que o contratante tenha seus direitos preservados.
Evitando que uma das partes que esteja negociando o imóvel acabe lesando a outra. Quando se está negociando a compra de um imóvel, por exemplo, é necessário identificar se não há pendências como IPTU em aberto, embaraços e problemas jurídicos que encarecem a compra ou até mesmo a torne inviável.
Essa análise deve ser feita antes da assinatura do Compromisso de Compra e Venda, possibilitando que o interessado tenha certeza de que está fazendo um bom negócio.
Analisando toda a documentação, é possível perceber se há algum problema, restrição na venda ou qualquer tipo de questão que eventualmente possa trazer prejuízos financeiros, além da dor de cabeça é claro.
Uma vez que não é raro que tais detalhes só sejam percebidos a partir da análise de documentos, executada por um profissional que sabe qual a lista de documentos que deverá solicitar para averiguação.
O advogado imobiliário é um representante legal de seus interesses
Muitas pessoas cometem o equívoco de acreditar que o especialista atua exclusivamente com a compra e venda de imóveis.
Quando na verdade, o advogado imobiliário é responsável por contribuir para todas as transações imobiliárias as quais seu cliente possa se envolver.
A locação de imóveis, por exemplo, sempre deve ser feita com o respaldo do advogado especializado no assunto.
Tendo em vista que o profissional poderá analisar o contrato de locação antes que seu cliente assine o documento.
Dessa forma, o cliente que está alugando um espaço comercial ou para residir, poderá fechar negócio sabendo que o contrato firmado entre as partes é justo e segue os devidos parâmetros legais.
Do ponto de vista do dono do imóvel, é possível ter o suporte jurídico para desenvolver o contrato de locação.
Além disso, em caso de conflito com o inquilino, o advogado especialista em direito imobiliário é o melhor profissional para resolver a situação.
Uma vez que poderá atuar na resolução do conflito respaldado pela legislação. Aspecto que faz com que o advogado possa cobrar valores em atraso, orientar qual é a parte responsável por manutenções no imóvel e todas as outras demais questões que eventualmente ocasionam conflitos.
Portanto, a contratação é muito interessante para as partes envolvidas em qualquer negociação imobiliária.
É válido contratar quando já existe um problema a ser resolvido?
É muito comum que as pessoas não saibam qual é o momento ideal de contratar um advogado imobiliário.
Não é raro que busquem o profissional somente quando já existe um problema. Sem dúvidas, é melhor ter a resolução feita por um especialista, a deixar o problema inflamar.
No entanto, a conduta mais correta é ter seu advogado de confiança mediando todas as suas transações imobiliárias, desde o começo.
Justamente para que o profissional tenha tempo suficiente para lidar com toda a documentação e evitar desgastes ocasionados por erros na comunicação, negociação e afins.
Todavia, se o problema já está instalado, é perfeitamente natural recorrer ao advogado especializado com o intuito de resolver a questão com qualidade, eficiência e em conformidade com a legislação vigente.
Portanto, aproveite para contratar um advogado de sua confiança, seja no início de sua negociação ou quando houver um problema em que o especialista pode atuar.
A escolha de um bom advogado é sempre a melhor opção para ter seus direitos representados. Garantindo que tenha um especialista capaz de auxiliar em todos os processos que envolvem seus imóveis.
Como contratar um advogado do ramo imobiliário que seja eficiente?
Uma das dificuldades de muitas pessoas é justamente encontrar um advogado do ramo imobiliário que seja confiável e eficiente.
Afinal, o mais comum é que as pessoas recorram a indicações quando existe a necessidade de contratar um bom profissional.
Todavia, é importante lembrar que é possível encontrar um bom advogado pesquisando com cautela, mesmo sem indicação alguma.
Para quais demandas posso contratar advogado do ramo imobiliário?
O advogado do ramo imobiliário é um aliado estratégico que atua muito além da compra, venda e locação de imóveis. Confira em quais áreas o advogado pode atuar:
- Compra e venda de imóvel: a atividade para a qual a maior parte das pessoas contratam advogados imobiliários;
- Distratos imobiliários: contratação que frequentemente é realizada para que o comprador de um imóvel possa desistir de uma compra;
- Incorporações imobiliárias: é uma atividade que trata de uma série de processos relacionados à construção de prédios ou unidades autônomas;
- Registro de imóveis: o registro de imóveis é fundamental, para resolver eventuais irregularidades que trazem insegurança para o uso do imóvel;
- Locação: a contratação de um advogado imobiliário é fundamental para lidar com a documentação de locação de imóveis;
- Relações condominiais: com o aumento de condomínios nas cidades, é importante ter um especialista orientando síndicos, proprietários e moradores. O profissional contribui para desenvolver o estatuto do condomínio, orientar situações conflituosas e representar o condomínio juridicamente em caso de problemas com pagamentos de condôminos, contra terceiros, prestadores de serviços ou até mesmo relacionados a Construção do condomínio;
- Regularização de imóveis em caso de inventário e divórcio: as situações de inventário e divórcio são momentos delicados. Ter um bom advogado lidando com os processos ajuda a garantir que seus direitos e interesses estejam bem representados.
A contratação do profissional é uma ótima pedida em todas as situações, tendo um especialista com o qual contar.
Caso esteja com algum problema com seu imóvel, tenha interesse em resolver questões de direito imobiliário ou saber mais sobre os nossos serviços, agende uma consulta.
Gostou do conteúdo? Comente e compartilhe!