Não é em vão que existem diferentes tipos de tijolos que podem ser usados na construção civil. Afinal, cada modelo tem uma possibilidade de aplicação, justamente por oferecer mais vantagens para aquele tipo de construção.
Nós trouxemos informações sobre a importância da escolha dos tijolos corretos, para que se tenha um acabamento de excelência e resultados positivamente impactados pelo uso dos tijolos mais apropriados. Confira tudo a seguir.
Tipos de tijolos: conheça as possibilidades
No mercado existem vários tipos de tijolos que podem ser usados de acordo com a finalidade de cada obra. Entenda:
1. Tijolo baiano
Parecido com o tijolo de cerâmica, o tijolo baiano tem ranhuras que permitem adesão facilitada da massa.
Geralmente é um modelo com 8 furos, que é o mais usado na construção civil brasileira. É muito comum vermos muros sendo levantados com o tijolo baiano, por exemplo. Justamente por causa da facilidade de aderir massa de cimento e areia.
2. Tijolos de cerâmica
Talvez seja o tipo mais conhecido de tijolo em todo o mercado, por ser muito visto nas construções. É um tipo de cor alaranjada e que geralmente tem 6 furos e é liso.
Normalmente é usado para levantar paredes internas dos imóveis, por não ser próprio para a estrutura. A não ser que o tijolo seja o tijolo cerâmico estrutural, que pode dispensar pilares e vigas.
Em geral, o tijolo de cerâmica é aplicado na parte interna para que possa ser usado sem comprometer a estrutura do imóvel.
O principal aspecto positivo do modelo é que ele tem um bom custo-benefício, contribuindo para que a construção de ambientes internos como quartos e salas sejam fáceis e acessíveis do ponto de vista financeiro.
3. Tijolo de concreto
Conhecido pela resistência, é um tijolo fabricado a partir de areia, água, cimento e aditivos. Sua aplicação é conhecida por causa do rendimento.
Uma vez que é um tijolo maior e que facilmente oferece robustez ao projeto, contribuindo para a finalização da reforma com rapidez e qualidade.
Normalmente o tijolo de concreto é selecionado para construções maiores, como a de edifícios. Dessa forma, é possível ganhar celeridade sem abrir mão da qualidade de acabamento.
4. Tijolo laminado
Os tijolos laminados normalmente são usados na posição horizontal e apresentam 21 furos. Ele é muito usado na criação de áreas externas, como os espaços gourmet e churrasqueiras.
Uma vez que é um material que é bonito, podendo ser deixado à vista sem problema algum e sem a necessidade de adotar um revestimento que cubra. Todavia, é importante ter um projeto arquitetônico que favorece a exibição do design do tijolo laminado.
Justamente para que ele combine com o espaço que tem um visual rústico, mas que não necessariamente deixará de ser elegante.
Para que o material fique bonito no ambiente é importante que seja instalado por um profissional capacitado.
Caso contrário, o acabamento de má qualidade acaba fazendo com que o visual de seu tijolo não adicione elegância ao projeto e, por isso, não será relevante usar o tijolo laminado.
5. Tijolo refratário
O refratário é um modelo muito resistente, em especial ao aquecimento. Por isso, é uma boa escolha para áreas internas de churrasqueiras e fornos, por exemplo.
É um modelo de tijolo muito resistente que não danifica as estruturas internas, o que faz com que o tijolo possa ser usado por muitos anos.
6. Tijolo maciço
O tijolo maciço é um modelo que é uma alternativa sem furos no meio. Geralmente ele é usado para a parte externa, compondo um belo visual no imóvel, aproveitando que é um tijolo com uma estética belíssima.
Geralmente a opção maciça é usada para fazer a famosa parece com tijolos à vista. Portanto, é um modelo que ajuda a manter a decoração belíssima, com o intuito de manter um visual minimalista, elegante e que não requer nenhum tipo de revestimento.
7. Tijolo ecológico
O uso da opção ecológica é uma opção sustentável, indicado para que se possa ter uma construção alinhada com princípios sustentáveis.
Feito com mistura do solo, cimento e água, é um tijolo que não passa pelo processo de queima, diferente dos outros modelos de tijolos.
Com boa durabilidade, é uma opção que não agride o meio ambiente como os outros. Além disso, evita desperdícios com os acabamentos.
Além disso, o tijolo ecológico é encaixável e utiliza pouca argamassa, visando reduzir justamente o desperdício de material e garantir uma construção mais sustentável.
É importante destacar que a utilização da opção ecológica não é indicada para as regiões úmidas. No mais, o uso desse tipo de material requer mão de obra especializada, para que a construção tenha qualidade e eficiência.
Escolher o material adequado impacta na obra
Um ponto de grande importância é que o material adequado impacta diretamente na qualidade do resultado final da obra.
Portanto, é interessante que a construtora sempre faça uso do melhor material, com o intuito de garantir que a construção não tenha vícios por causa do uso de material inadequado.
Afinal, a escolha do método construtivo impacta diretamente na qualidade da construção. Garantindo que seja possível ter a máxima eficiência na construção do imóvel. Seja uma construção para demanda comercial ou residencial, a construtora precisa adotar o melhor tipo de material com o intuito de garantir a qualidade de cada detalhe do imóvel.
Conte com advogado especialista em construção civil
A construtora precisa ter um advogado especialista em construção civil. De modo que seja possível garantir que o especialista dê suporte para a construtora em caso de acionamento por problemas de vício construtivo ou até mesmo para revisar contratos, por exemplo.
Toda construtora deve ter o cuidado de garantir um suporte especializado, contando com um advogado especialista em construção civil.
De modo que seja possível garantir que o advogado preste todo o suporte para que a construtora possa ter respaldo jurídico de suas atuações.
Afinal, é importante seguir as condutas corretas como empresa, evitando a entrega de imóveis com vícios, por exemplo. Bem como, é indispensável ter o suporte qualificado para que possa ter todo o respaldo caso algum cliente acione juridicamente a construtora.
Caso sua construtora esteja com algum problema ou necessite de suporte jurídico preventivo, aproveite e agende uma consulta com advogado especializado em construção civil.