STF afasta vínculo entre Incorporadora e Corretor de Imóveis

O STF afastou o vínculo empregatício entre uma Incorporadora e Corretor de imóveis, segundo os ministros do STF, foi decidido que é majoritário o reconhecimento da legalidade da contratação de corretores sem vínculo empregatício com as Incorporadoras (decisão Rcl 62.255).

STF AFASTA VÍNCULO ENTRE INCORPORADORA E CORRETOR
STF afasta vínculo empregatício entre Incorporadora e Corretor

Para o Supremo Tribunal Federal, a autonomia dos corretores de imóveis é um elemento essencial para entender a natureza de sua relação

com as imobiliárias, visto que o conceito de autonomia é fundamental para descaracterizar a relação como um contrato de trabalho tradicional, pois, um dos pilares do vínculo empregatício é a subordinação. Ademais, segundo a Corte, a relação entre o corretor e a imobiliária ou incorporadora é apenas de natureza associativa.

A decisão do STF de que não existe vínculo entre Incorporadora e Corretor de imóveis é um marco importante para o setor imobiliário, uma vez que os ministros têm entendimento sedimentado sobre tal assunto.

O julgamento foi datado em 13/11/2023  e foi presidido pelo Relator Ministro Cristiano Zanin. RECLAMAÇÃO 62.255.

Fonte: Supremo Tribunal Federal

 

 

Para saber mais ou se você tem dúvidas, contamos com um escritório de advogados em Pinheiros e um escritório de advogados em Alphaville. Nossa equipe é composta por advogados especializados em diversas áreas do Direito, trazendo uma abordagem multidisciplinar para cada caso, dentre elas o Direito Imobiliário e Direito Empresarial, contando com advogado especialista em Incorporação Imobiliária e advogado para Construção Civil.