A Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos bancários é um direito fundamental previsto na Convenção Coletiva Nacional (CCN) da categoria. Por isso, todos os anos, os trabalhadores acompanham com expectativa a definição do valor e das regras de pagamento. Assim, espera-se bastante pela PLR dos bancários 2024.
Afinal, representa uma importante parcela da renda de muitos trabalhadores. Portanto, para saber tudo a respeito do tema, continue com a leitura deste artigo e confira as principais informações nos tópicos a seguir.
O que é a PLR dos bancários
A PLR dos bancários é uma parcela dos lucros obtidos pelos bancos ao longo do ano, distribuída entre os seus funcionários. Desse modo, trata-se de um direito que está previsto na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e na CCN da categoria.
Além disso, o objetivo desse pagamento é recompensar os trabalhadores pela sua contribuição para o sucesso da empresa onde atua e incentivar a sua produtividade.
Como é calculada a PLR dos bancários 2024
O cálculo da PLR ocorre com base em diversos fatores, como o lucro líquido do banco, o tempo de serviço do trabalhador e a sua função. Por isso, pode variar de ano para ano, dessa maneira, a fórmula para calcular a PLR dos bancários 2024 será definida na CCN da categoria.
Além disso, é preciso levar em conta que o seu valor pode contar com uma parte fixa e outra variável. Inclusive, é comum que a parte variável atrele-se ao cumprimento de metas individuais ou coletivas ou ao desempenho do banco.
Quem tem direito ao benefício
É de extrema importância que os trabalhadores da categoria saibam que todos eles possuem direito à PLR dos bancários 2024. Claro, desde que cumpram os requisitos mínimos estabelecidos na CCN.
Entre eles, destaca-se ter no mínimo 30 dias de contrato e estar trabalhando no banco na data da apuração da PLR. Além disso, o trabalhador não deve estar em licença sem vencimento ou afastado por outros motivos.
Quando a PLR dos bancários é paga
O pagamento acontece em duas parcelas. Desse modo, a primeira parcela entra em setembro e a segunda parcela entra em março do ano seguinte. Diante disso, é possível dizer que o pagamento da PLR dos bancários em 2024 será da seguinte maneira:
- 1ª parcela: com pagamento até 30 de setembro de 2024;
- 2ª parcela: com pagamento até 31 de março de 2025.
Qual o valor da PLR dos bancários em 2024
O valor da PLR dos bancários em 2024 ainda não foi definido, uma vez que a sua apuração acontece no segundo semestre do ano. Como já dito, ela tem como base o lucro líquido do banco nos últimos 12 meses. Também depende de outros fatores, como a instituição e a função do trabalhador.
Além disso, as negociações entre os sindicatos da categoria e a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) estão em andamento e vão se concluir até o final de agosto. De qualquer forma, a expectativa é que o reajuste da PLR seja superior ao de 2023, que foi de 4,58%.
Essa porcentagem foi o resultado da inflação (INPC) divulgada em agosto daquele ano, que apresentou variação de 0,20%, sendo que o reajuste se refere ao INPC mais 0,5% de aumento real.
Ressalva-se, ainda, que esse aumento foi uma consequência da melhora do desempenho do setor bancário em 2023. Em especial, ao que diz respeito à maior lucratividade das instituições financeiras.
Dicas para acompanhar a atualização da PLR
Para acompanhar a atualização da PLR dos bancários em 2024, os trabalhadores podem consultar os seguintes canais:
- Sindicatos da categoria, que divulgam informações sobre a PLR em seus sites e redes sociais;
- Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que também disponibiliza informações sobre a PLR em seu site;
- Imprensa: notícias sobre a PLR dos bancários 2024 saem frequentemente em jornais e sites especializados em economia.
Importância do advogado na PLR dos Bancários em 2024
Como já mencionado, a PLR dos bancários em 2024 é um direito fundamental de todos os trabalhadores. Porém, garantir o seu recebimento justo e integral nem sempre é simples, assim, contar com a assessoria de um advogado trabalhista especializado pode ser necessário.
Afinal, existem atualizações constantes, já que a legislação e as normas da CCN que regem a PLR podem mudar a cada ano. Mas o advogado experiente fica a par das últimas mudanças e interpretações, assegurando o seu cumprimento.
Além disso, a fórmula de cálculo da PLR dos bancários em 2024 pode ser complexa e gerar dúvidas. Nesse sentido, o profissional pode analisar o caso, verificando se o trabalhador recebeu a PLR corretamente.
Caso contrário, ele pode apresentar impugnações para garantir o recebimento integral do valor devido. E mais, cada banco possui regras e práticas específicas, podendo gerar dúvidas e interpretações divergentes.
Desse modo, um advogado trabalhista pode orientar sobre os melhores procedimentos. Com isso, defendendo seus direitos se houver erros e falhas no cálculo ou no pagamento. Inclusive, a não inclusão de todas as verbas salariais ou a aplicação de índices incorretos.
Ele pode ainda agir em caso de atraso do pagamento e, claro, se ele não for feito. Portanto, buscar orientação profissional não apenas garante seus direitos, mas também contribui para a sua tranquilidade. Então, caso precise, entre em contato e agende sua consulta!