A existência de uma norma técnica na aplicação de gesso é de grande importância para que o material seja empregado com a devida eficiência nos projetos.
Ao seguir corretamente uma norma técnica, é possível garantir um padrão de qualidade construtiva.
Aspecto que faz toda a diferença para que se possa evitar problemas com o imóvel ao longo do uso, que geram despesas para a construtora reparar vícios deixados na propriedade.
Nós trouxemos mais informações sobre a norma técnica na aplicação de gesso. Confira tudo a seguir e entenda.
Entenda a importância da norma técnica na aplicação de gesso
Uma norma técnica é uma orientação desenvolvida por especialistas que entendem a dinâmica construtiva e orientam profissionais da área em relação às melhores práticas.
O objetivo de desenvolver uma norma técnica é que os profissionais sigam padrões elevados de qualidade, com o intuito de garantir que se possa ter excelência na aplicação dos materiais.
Prevista em Lei, a norma técnica da ABNT é o padrão que deve ser seguido pelas construtoras que utilizam gesso em seus projetos.
Quando um imóvel apresenta um vício construtivo que gera disputa judicial, é analisado justamente se o imóvel foi construído seguindo as normas técnicas.
Ao constatar que a propriedade tem um vício e que é oriundo da execução do projeto sem o respeito às normas técnicas, a construtora será obrigada a reparar o problema.
Portanto, em outras palavras, a obediência às normas é obrigatória e não as cumprir dá espaço para que a construtora sofra as sanções jurídicas cabíveis.
Os vícios construtivos oneram a construtora
Construir um imóvel novo com vícios é prejudicial para a construtora de diferentes formas. Não só ter que lidar com a reclamação de um cliente, deslocar uma equipe e fazer o reparo, como também o aspecto da reputação da empresa.
Afinal, é péssimo para sua atuação no mercado ter a reputação de uma empresa que efetua a entrega dos imóveis com vícios construtivos.
Uma vez que, nenhum consumidor deseja comprar um imóvel que é entregue com vícios. Justamente por ser uma verdadeira dor de cabeça, lidar com o reparo do imóvel tendo uma equipe de desconhecidos no imóvel fazendo o reparo que causa sujeira e desconforto.
Além de ser interessante observar que também é desgastante para o consumidor buscar a construtora para a realização do reparo, por existir a necessidade de analisar o caso e geralmente ser um processo burocrático.
Portanto, é interessante que a construtora tenha atenção para seguir todas as normas, justamente com o intuito de garantir que seja possível evitar vícios construtivos.
Dessa forma, é viável garantir que a construtora evite prejuízos com vícios construtivos que oneram a empresa e prejudicam sua imagem no mercado.
As normas técnicas na aplicação de gesso
Existem muitas maneiras de aplicar gesso em um imóvel durante sua construção. Por isso, a ABNT definiu uma série de normas técnicas, com o intuito de garantir que se tenha um alto padrão de qualidade na aplicação dos materiais, confira mais a respeito:
1. ABNT NBR 16832:2020
Estabelecida pela ABNT, a norma técnica de sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall tem como objetivo estabelecer um padrão de sistema construtivo em chapas de gesso para drywall.
Dessa forma, o material que é amplamente empregado na construção de apartamentos para isolamento térmico e acústico é aplicado de forma mais segura. Além disso, o desempenho do produto tende a ser melhor, por existir uma aplicação assertiva.
2. Norma ABNT NBR 15.758
A Norma ABNT NBR 15.758 se divide em 1, 2 e 3, orientando aos profissionais projetos e procedimentos de montagem de chapas de gesso para drywall, com o intuito de garantir a assertividade na execução do projeto.
3. Norma ABNT 15217:2018
É a norma que revisa a antiga NBR 15217, com o intuito de orientar sobre o uso de perfilados de aço para sistemas construtivos em chapas de gesso.
Seguir as normas técnicas é uma proteção para a construtora
Diante das informações apresentadas até aqui, fica claro que ao seguir as normas técnicas a construtora se protege.
Afinal, muito embora os profissionais vejam como uma obrigação que dificulta o processo construtivo, na prática, é uma normativa que facilita a dinâmica.
Uma vez que, a normativa padroniza a atuação da equipe. Dessa forma, estará garantindo que todos os profissionais que aplicam gesso sejam orientados pela construtora e sigam o mesmo procedimento.
O que impacta diretamente na qualidade final do projeto executado. Afinal, os profissionais são orientados para que ofereçam um acabamento de excelência em cada ambiente onde o gesso é aplicado.
Portanto, é interessante aproveitar as normativas e treinar a equipe que é responsável pela execução de seus projetos.
Justamente com o intuito de garantir que seja possível viabilizar que o acabamento fique no padrão desejado. Dessa forma, a construtora não terá problemas ocasionados por vícios.
Se todos os profissionais sabem seguir as normativas e executam os projetos com excelência, todas as unidades são entregues com eficiência e a qualidade esperada.
Tenha suporte em caso de problemas com normas técnicas
Não é raro que algumas unidades apresentem problemas construtivos quando se entrega um projeto grandioso.
Por isso mesmo, toda construtora precisa ter o seu advogado de confiança, capaz de auxiliar na resolução amigável de vícios construtivos.
Justamente com o intuito de manter o cliente satisfeito, minimizar o impacto financeiro da correção e viabilizar que a reputação da construtora siga inabalada.
Caso esteja enfrentando algum problema com as normativas da ABNT e vícios construtivos, entre em contato!
Ter uma equipe de construção especializada faz toda a diferença. Justamente para que possa ter a qualidade de seus projetos garantida. Procurar só a mão de obra mais em conta é um erro. Ter os melhores profissionais impacta positivamente na reputação de sua construtora.
Além disso, quando algo não sai conforme o esperado, é importante ter suporte jurídico para lidar com a situação da melhor maneira possível. O objetivo é ter suporte para evitar todos os tipos de prejuízos que podem ser causados por um vício construtivo.
Agende sua consulta com um especialista, esclareça suas dúvidas e garanta que sua construtora tenha o suporte necessário. Afinal, seguir a legislação é indispensável para evitar qualquer tipo de problema.