Impermeabilização de Edifícios: Tipos e Diferenças

A impermeabilização de edifícios pode ser feita de diferentes formas, visando sempre a máxima eficiência.

De extrema importância, o processo evita que chuvas ocasionem infiltrações no imóvel. Portanto, é interessante pensar no sistema de impermeabilização para evitar bolor, mofo, umidade, goteiras e uma série de outros problemas.

Nós trouxemos mais informações sobre a utilização de impermeabilizante, para que o edifício tenha alta qualidade construtiva, confira tudo a seguir.

Entenda mais sobre impermeabilização de edifícios

A impermeabilização de edifícios é um processo no qual são utilizados materiais e técnicas essenciais para que a área externa não absorva água, ocasionando danos na área interna.

Afinal, quando se fala em laje, vedação de portas e janelas e acabamento de paredes externas, é preciso perceber que em dias de chuva essas áreas receberão umidade e água.

Portanto, a impermeabilização é essencial para que o material não absorva água de modo que inunde a parte interna, formando goteiras, manchas, mofo e pontos de umidade.

Existem diferentes métodos de impermeabilização que visam impedir a entrada de umidade no ambiente habitacional.

Como definir o melhor tipo de impermeabilização?

É preciso analisar o tipo de edifício, movimentações estruturais, finalidade da impermeabilização e também a área onde o imóvel está situado.

Perceba que uma área litorânea é naturalmente mais úmida que uma área mais afastada do mar. Portanto, o profissional precisa identificar todos os fatores para que consiga definir um projeto eficiente e seguro, que beneficia o imóvel em questão.

Entender cada tipo de obra é o que fará a diferença na escolha de materiais para construir um edifício bem impermeabilizado.

A escolha dos materiais deve respeitar os padrões de qualidade e segurança que devem ser seguidos pela construtora.

Dessa forma, é possível construir um imóvel usando materiais mais recomendados para cada ambiente, com o intuito de garantir a impermeabilização mais eficaz para cada demanda.

Afinal, uma parede externa sem janelas e sem pastilhas cerâmicas, por exemplo, tem uma demanda de impermeabilização diferente de uma parede com janelas e pastilhas.

Tipos de impermeabilizantes

Existem dois tipos de impermeabilizantes que podem ser usados na construção de imóveis, são eles:

1.     Impermeabilizante rígido

Indicado para locais que não estão expostos a alterações climáticas e de temperatura, são usados geralmente em poços de elevador, piscinas enterradas e subsolos.

Trata-se de um material como a argamassa polimérica e a argamassa impermeável, que trazem essa impermeabilização para áreas que não são expostas a alterações climáticas, como uma parede que leva sol e chuva o ano inteiro.

2.     Impermeabilização flexível

A impermeabilização flexível, por sua vez, é feita com mantas que são pré-fabricadas ou que são moldadas no local.

A manta funciona como uma membrana protetora, que garante que a estrutura possa se adaptar às movimentações naturais e mesmo assim continua possibilitando a proteção necessária para a estrutura.

O uso é recomendado para lugares onde se pode ter fissuras ou exposição aos raios solares. Tendo em vista que é um material impermeável que pode sofrer a adaptação às movimentações naturais da estrutura.

Tendo em vista que o impermeabilizante flexível suporta a exposição aos raios solares, mudança de temperatura e, por isso, é indicado para varandas, jardins, pisos de banheiro e cozinha.

Dessa forma, o ambiente fica mais agradável e livre de qualquer tipo de problema com infiltrações.

Existem diferentes tipos de impermeabilizantes para a construção civil

Um ponto importante de observar é que existe um impermeabilizante de piso, outro para parede e uma série de outros materiais.

As mantas asfálticas, por exemplo, são soldadas usando o calor para proporcionar a impermeabilização do local onde está sendo aplicado.

Assim como, existem impermeabilizantes que são semelhantes com uma tinta, o que faz com que seja passado usando um rolo grosso para a aplicação.

Portanto, é necessário ter o cuidado de impermeabilizar cada superfície de acordo com as especificações técnicas de cada produto.

Além de seguir o passo a passo descrito por cada fabricante é preciso ter mão de obra especializada para fazer o processo.

Tendo em vista que muitos profissionais cometem erros por não saber aplicar e sequer ler as instruções. Afinal, estão habituados com o cotidiano de obras e com uma determinada marca de materiais, o que faz com que criem a crença de que todos os materiais são iguais.

Quando na verdade, há diferença significativa em relação ao tempo de pausa entre uma camada e outra, por exemplo. Bem como, há necessidade de aplicar cada material de acordo com o que preconiza aquele fabricante.

Uma vez que o fabricante testou seu produto e desenvolveu diferenciais para ser competitivo. Portanto, só ele é capaz de orientar uma aplicação eficiente e deixar de seguir o passo a passo é um erro grave.

Entenda mais sobre cada método de impermeabilização

Trouxemos mais informações sobre cada tipo de impermeabilizante, confira:

1.     Hidrofugantes

São materiais que repelem a água e por isso, costumam ser aplicados sobre superfícies minerais. A aplicação não permite usar outro tipo de material sobre ele. Geralmente é usado em fachadas de pedra, tijolos e concretos aparentes ou telhas de cerâmica.

2.     Argamassa polimérica

A argamassa polimérica é um material com aditivos que formam o revestimento impermeável. De fácil aplicação, não deve ser usada em blocos de alvenaria.

3.     Emulsão asfáltica

Aplicada a frio como uma pintura em demãos, é um material de alta aderência que tem resistência a ataques químicos e funciona com eficiência para lajes, terraços e áreas frias.

4.     Emulsão acrílica

Também conhecida como manta líquida, é um material fácil de aplicar e indicado para locais de difícil acesso. Por isso, geralmente é usado em marquises, coberturas, lajes e paredes que levam chuva.

5.     Manta asfáltica

A manta asfáltica é indicada para lajes transitáveis, jardineiras, piscinas, reservatórios, caídas de água e áreas frias em geral.

6.     Massa para calafetar

Também conhecido como calafetador, é um material usado para preencher juntas, costuma ser usado para vedações em geral.

7.     Hidrorrepelente

Com a função de repelir a água, o material aumenta a vida útil da superfície, mas não é recomendado para a aplicação de outros materiais sobre ele.

Costuma ser usado em telha de cerâmica, tijolo e concreto aparente, bem como todas as superfícies minerais.

Toda construtora precisa evitar problemas de impermeabilização de edifícios

Perceba que toda construtora precisa evitar problemas de impermeabilização, justamente para evitar problemas relacionados aos vícios construtivos.

Caso sua empresa tenha algum problema com impermeabilização de imóveis já entregues ou outros problemas de vícios construtivos, conte com o suporte da nossa equipe. Agende uma consulta.