Construir um galpão industrial demanda uma série de cuidados, que muitas vezes são negligenciados.
Por isso mesmo, é importante ter clareza sobre quais são os passos a serem seguidos, com o intuito de garantir que se possa ter eficiência nos processos.
Afinal, quando se faz a construção de um galpão industrial, geralmente o objetivo é alugar e ter uma excelente rentabilidade ou vender e lucrar.
Seja qual for o objetivo, seguir os passos corretos é fundamental, para que se possa garantir eficiência no alcance de seus objetivos.
Entenda mais sobre construir um galpão industrial
É importantíssimo perceber que desde o planejamento até a finalização da obra, é preciso considerar o passo a passo que envolve a construção do galpão industrial. Entenda mais a respeito:
1. Planejamento e projeto
Tudo começa na etapa de planejamento e projeto, avaliando a necessidade do galpão e conduzindo uma análise de custos.
A partir de então, é definido o local ideal para construir o galpão, considerando aspectos como o acesso, infraestrutura da região, segurança e uma série de outros aspectos para que o projeto possa atender à necessidade do usuário.
Quando se trata de um investimento para locação ou venda com lucro, o projeto será feito de forma menos personalizada. Contudo, sempre visando atender as especificidades dos potenciais clientes.
Nesse caso em específico, é importante ter um público-alvo em mente, com o intuito de garantir que se tenha assertividade nas decisões a respeito das instalações.
2. Licenciamento
Após decidir que irá construir um galpão industrial, é importante reunir toda a documentação necessária para tal.
Sabendo a localização, documentação necessária e tendo a planta do projeto desenvolvida por profissionais da construção civil, haverá a possibilidade de iniciar a construção após obter o alvará de construção e licença ambiental.
Para obtenção da documentação é preciso submeter os projetos aos órgãos competentes. De modo que, possa obter todas as aprovações necessárias, visando garantir que a construção seja regular.
Começar a construir sem a documentação necessária é um erro bastante comum, que pode desencadear prejuízos significativos com multas. Além disso, a fiscalização poderá paralisar a obra.
Portanto, ao invés de ganhar tempo e recursos, o dono do imóvel estará se antecipando e criando para si mesmo prejuízos e problemas.
O ideal é ter o cuidado de obter toda a documentação necessária e somente após obter os documentos, poderá iniciar a obra.
Por mais que seja um processo demorado, é importante que a construção seja feita respeitando as regras. Dessa forma, é possível evitar prejuízos e problemas.
3. Preparação do terreno
Após obter a aprovação para a execução da obra, é preciso remover a vegetação, entulhos e outros obstáculos que possam estar acumulados no terreno.
Na sequência é preciso realizar o nivelamento e compactação do solo, visando garantir uma base estável para que se possa começar a construção. Em alguns casos, eventuais árvores serão removidas do terreno.
Isso costuma desencadear a necessidade de repor vegetação, plantando árvores nativas para evitar problemas ambientais. Isso é determinado por órgãos ambientais competentes, que adequam as necessidades de cada região e projeto.
4. Fundação
Após a limpeza do terreno, é necessário iniciar a etapa de fundação do galpão industrial. De modo que, possa ser feita uma fundação rasa ou profunda de acordo com o solo e o projeto a ser executado.
A construção da fundação varia de acordo com as especificidades do projeto e é determinada pelos profissionais competentes para tal.
5. Desenvolvimento da estrutura para construir o galpão industrial
É preciso construir a estrutura metálica ou de concreto, que é desenvolvida de acordo com o projeto. A instalação do telhado será a etapa seguinte, viabilizando a impermeabilização da estrutura.
Na sequência serão feitas as instalações de eventuais divisórias previstas em projeto, com o intuito de permitir que o espaço tenha a adequação necessária. E para finalizar a área interna são feitos os acabamentos como pintura, pisos e iluminação.
6. Instalações
Após concluir a etapa de adequação da divisão do espaço, é preciso efetuar as devidas instalações elétricas e hidráulicas, para que o projeto possa ser eficiente.
Isso demanda a realização de um trabalho eficiente, pensado para beneficiar a segurança de todos que utilizam o espaço.
Portanto, é preciso seguir as normas da ABNT de instalações. Assim como, é preciso dispor de sistemas de combate a incêndio e executar outras adequações que podem ser necessárias para um galpão seguro, eficiente e vantajoso.
7. Obtenção de documentos finais
Para concluir a construção de um galpão industrial com eficácia, é preciso realizar uma vistoria final, visando garantir que tudo está de acordo com o idealizado no projeto.
A partir de então é dada a entrada na documentação final, como o habite-se que é fundamental para que o galpão possa ser usado para qualquer finalidade.
Portanto, é um processo burocrático, que demanda equipe especializada e que requer profissionais experientes. De modo que seja possível garantir que todos os envolvidos sejam eficientes e possam contribuir para a construção de um galpão industrial que atende aos objetivos inicialmente estabelecidos.
Afinal, quando algo sai muito diferente daquilo que foi inicialmente projetado, pode representar um prejuízo significativo.
Como um advogado pode auxiliar na construção de um galpão industrial?
É importante analisar que o advogado especialista em construção civil é um profissional que poderá contribuir significativamente para todo o processo de construir um galpão industrial.
Tendo em vista que, o profissional poderá obter toda a documentação necessária para que seja possível dar início à obra. Bem como, poderá acompanhar os processos necessários para a regularização do imóvel.
Pegar um terreno e transformá-lo em um galpão, posteriormente alugar ou vender e obter lucro na operação é algo complexo. Afinal, exige que se tenha uma série de documentos e regularizações em diferentes órgãos.
Além disso, erros no processo podem desencadear prejuízos para os investidores. Portanto, é indispensável que se tenha assessoria necessária para cada etapa do processo.
Caso esteja com problemas com seu terreno ou construção ou esteja idealizando iniciar investimentos no mercado imobiliário, agende sua consulta, esclareça dúvidas e tenha todo o suporte necessário para que possa evitar qualquer tipo de prejuízo por falhas na documentação de seu galpão.