Cresce no Brasil a Procura por Holding Familiar

Essa ferramenta pode ser usada no planejamento sucessório, evitando dilapidação do patrimônio.

 

Cada vez mais presentes em nosso cotidiano, as famosas disputas judiciais por herança nos mostram a necessidade da realização de um bom e eficaz planejamento sucessório, e a holding familiar pode ser uma excelente alternativa.

Afinal, o que é uma Holding Familiar?

Trata-se de uma empresa criada para gerir o patrimônio familiar, isto é, tem o objetivo de administrar, gerenciar, manter e desenvolver os bens da família, e os sócios do núcleo familiar são seus administradores, seguindo uma estrutura vertical.

Criação da Holding Familiar no Planejamento Sucessório

Esse tipo de estratégia visa organizar, estruturar e aumentar o acervo hereditário da família e tem como fim perpetuar os bens ao longo das gerações.

Oliveira & Dansiguer Advogados
Fernanda Dansiguer e Bruno Oliveira

Para se ter uma ideia da importância desse instituto, é possível proteger o patrimônio face a terceiros ou aos próprios herdeiros, ou seja, existe a possibilidade de instituir cláusulas de incomunicabilidade, impenhorabilidade e inalienabilidade dos bens, além da cláusula de reversão.

Na cláusula de incomunicabilidade, por exemplo, é possível fazer com que os bens constantes na holding não sejam repassados aos cônjuges dos filhos, ainda que sejam menores ou solteiros. Já a impenhorabilidade impede que os bens transmitidos aos herdeiros sejam penhorados por dívida contraída por eles – por exemplo, quando houver processo trabalhista.

A inalienabilidade dos bens, por sua vez, proíbe a venda dos bens transmitidos aos herdeiros. Por fim, a cláusula de reversão é o retorno dos bens ao instituidor nos casos em que o herdeiro venha a falecer antes dele, não alcançando o cônjuge sobrevivente.

Vantagens

Os benefícios de instituir uma holding são inúmeros, inclusive quando a família tem o objetivo de organizar, gerir e perpetuar os bens do núcleo familiar, passando-os de geração a geração. Em outras palavras, além da questão financeira, a holding fomenta a criação de uma cultura de auto-ajuda entre os herdeiros, fomentando cada vez mais a importância da proteção familiar.

 

* Artigo publicado em Março de 2023 na Revista Vero por Oliveira & Dansiguer Advogados Associados.